Governo QUE ABAFAR e proíbe câmaras de divulgarem mortes por coronavírus
O Governo proibiu as câmaras de divulgarem os dados da evolução epidemiológica local da pandemia da covid-19. A Câmara Municipal de Espinho está contra e diz que vai desrespeitar a ordem.
Curiosamente os dados locais têm sido ais fiáveis que os da Direção-Geral da Saúde (DGS), por exemplo, em Espinho, a proecção civil local dava conta de 48 casos e a DGS anunciou apenas 37.
Joaquim Pinto Moreira, já avisou, “Comissão Municipal de Espinho não abdicará desse direito [de divulgação dos dados locais] e dá conta pública da sua estupefação, indo naturalmente interpelar o Ministério da Saúde e o Ministério da Administração Interna sobre este assunto“.
É totalmente contra a decisão do Governo, e “assume particular gravidade quando se trata de vedar informação imprescindível à própria Autoridade de Proteção Civil territorialmente competente“.
Ainda referiu que “É, portanto, impensável que a Autoridade de Saúde Local se abstenha de disponibilizar a informação mais apurada que possui, remetendo as autoridades de proteção civil municipais para um boletim que diariamente é disponibilizado à população, mas que contém apenas dados parciais, altamente discrepantes com a realidade que nos era dada a conhecer e que partilhávamos diariamente”.