Helena Laureano quebra o silêncio na TVI sobre mudança física e doença
A atriz regressou à TVI para responder à polémica sobre o seu visual. Helena Laureano assumiu o aumento de peso, explicou que sofre de artrite reumatoide e da doença de Dupuytren, e admitiu que a cortisona e a cerveja contribuíram para o inchaço.
Helena Laureano regressou ao ecrã da TVI esta sexta-feira, 6 de fevereiro, para colocar os “pontos nos is” após ter sido alvo de comentários depreciativos devido a um vídeo onde surgiu com uma imagem diferente da habitual.
No matutino apresentado por Cristina Ferreira e Cláudio Ramos, a atriz não fugiu às comparações com o seu passado e assumiu, com frontalidade, o aumento de peso atual, atribuindo parte da perceção visual ao meio onde trabalha: “Costuma-se dizer, primeiro estranha-se e depois entranha-se. Agora, isto da televisão, tenho que vos dizer que aumenta 100 quilos. Eu, na realidade, estou mais forte (…) Estou com 91 quilos”.
Helena comparou o seu peso atual ao da gravidez, ressalvando que, na altura, o excesso se devia ao bebé, enquanto agora lida com o próprio corpo. A mudança física não é, contudo, um mero acaso, mas sim o resultado de uma batalha contra problemas de saúde, nomeadamente a artrite reumatoide e a doença de Dupuytren, que afetam a mobilidade das suas mãos.
A atriz (que sofre ainda de depressão desde os 17 anos), explicou as limitações que enfrenta no dia a dia, mostrando as mãos em direto aos apresentadores: “Eu não consigo esticar os dedos”. Ainda revelou que a medicação, especificamente a cortisona tomada durante a pandemia, contribuiu drasticamente para o inchaço, agravado por hábitos que agora diz ter corrigido: “Naquela altura também bebia cerveja… A cerveja inchava e eu tinha as mãos até bastante inchadas e tinha a ver porque a artrite reumatoide da cerveja é a pior coisa”.
Para além das dores físicas, Helena Laureano abriu o livro sobre a sua saúde mental, confessando lidar com a depressão desde a infância, uma condição que descreveu como uma doença cíclica e hereditária. Apesar de admitir ser por vezes “um bocadinho negligente” com os tratamentos, garantiu estar numa fase estável graças à medicação adequada: “Agora com a idade, os medicamentos a nível da depressão, estou tranquilíssima”.
Sobre o vídeo que despoletou a polémica nas redes sociais, onde declama poesia com um visual descontraído, Helena desmistificou a situação, explicando que se tratou de um momento caseiro captado pela filha, Beatriz, que acabou por ser publicado sem os cortes previstos: “Foi uma coisa mesmo caseira (…) A Beatriz tinha dito para gravar assim, só que ela gravou por inteiro e eu pus até disso. Olha, vai inteiro”.