Um incêndio de grandes dimensões na Serra da Estrela foi dado como dominado e já consumiu milhares de hectares em uma semana.
Esta sexta-feira, 12 de agosto, Tiago Aldeia decidiu pronunciar-se sobre este flagelo e não escondeu a indignação: “Para os mais distraídos, é como se ardesse mais do que toda a área de Lisboa e Oeiras juntas. E é muito mais do que toda a área do Porto e Matosinhos. É mais do que se ardesse todo o Parque Natural da Serra de Sintra. É muito mais do que se ardesse todo o Parque Natural da Serra da Arrábida. Conseguem ter uma ideia?“, começou por escrever.
“É uma catástrofe o que está a acontecer na Serra da Estrela, na nosso património natural. É incalculável o impacto que isto tem nos animais, nas plantas, na vida daquelas pessoas… é revoltante! Depois de 2017 como pode o país ser incapaz de parar um fogo 6 dias depois? O que falhou? O que está a falhar?“, prosseguiu.
“E o que se está a fazer para descobrir como começou o fogo às 3.18h da manhã? A quem interessa isto? O governo diz que não estão reunidos o pressupostos para ativar o mecanismo europeu de proteção civil. Quais serão? Arder a serra inteira? A inoperância persiste, é uma vergonha!!!“, acrescentou.
“Vale a coragem dos nossos bombeiros, mais uma vez obrigado! 🙏🏻 Mas claramente as forças de combate e prevenção aos incêndios não são suficientes, e deixar arder não é solução! 🤬 Temos de fazer alguma coisa não? Partilhem com os mais distraídos por favor!!“, rematou.
Ver esta publicação no Instagram