Inês Morais considera que Afonso Leitão é a sombra de Catarina Miranda – Não se comporta como um vencedor!
"Um concorrente que vai para ganhar não fica debaixo da sombra e debaixo da asa de um concorrente"

A conversa entre os comentadores está repleta de discórdias e Inês Morais, sem contemplações, considera que se Afonso se comportasse como alguém que entra para ganhar, não vivia à sombra da ribatejana.
A pergunta feita pelo apresentador, Nuno Eiró, foi sobre Afonso Leitão e direta para António Leal e Silva: “Terá a capacidade de levar esta missão até às últimas consequências e se não, porquê, na tua opinião?“, ao qual a resposta foi: “Olha, eu acredito que ele vai levar a missão até às últimas consequências, sem dúvida nenhuma. Ele também está lá para ganhar, tanto que ele estava a falar com a Miranda, hoje, e a Miranda dizia ganhar e ele disse: “bom, mas isso tu ainda não ganhaste e está cá mais concorrentes”, por isso ele também se assumiu como um concorrente a ganhar. Ele pode estar a ir no comboio da Miranda, pode estar a apoiar na Miranda, mas ele hoje, palavras dele, também se assumiu. Nós temos Miranda, Afonso e Viriato, três já se assumiram e ele hoje assumiu-se e disse: “eu estou aqui também para ganhar, por isso não dês a vitória como garantida.”
Nuno Eiró completa o debate com mais uma questão: “Até que ponto é que ele está comprometido o suficiente e até que ponto é que isto vai perigar todo o caminho que ele fez até aqui com a Catarina?” e António Leal e Silva dá o seu parecer: “Há uma coisa que toda a gente tem que estar de acordo: é que no final, só pode existir um vencedor, pois há pessoas que estão lá dentro concorrentes com várias teorias – uns dizem que vão para ganhar, outros dizem que vão para mostrar os seus dotes, os seus talentos, o Afonso e a Miranda foram para ganhar e só alguém pode ganhar, a não ser que eles ganhem um acordo e dividem aquilo ao meio, mas eu acho que ambos estão com vontade de ganhar. Alguma coisa tem que acontecer no percurso, porque só um é que vai poder ganhar.”
Inês Morais, atenta ao discurso e ao programa, sendo conhecida também pela sua perspicácia, discorda da leitura do colega e desmonta a sua lógica ao público: “Nuno, desculpe, eu não concordo que o Afonso esteja ali para ganhar, porque se o Afonso estivesse para ganhar não se tinha metido nesta narrativa. Não tinha embarcado nesta narrativa e não tinha ficado um programa inteiro debaixo, à sombra de uma concorrente. Um concorrente que vai para ganhar não fica debaixo da sombra e debaixo da asa de um concorrente e nós ouvimos o Afonso uma vez no sofá a dizer explicitamente isso: “Eu não quero saber, desde que isto me faça chegar o mais longe possível…” ou seja, ele só quer chegar até à final. Ele não tem propriamente a ambição de ganhar. Esta narrativa caiu-lhe ao colo, caiu-lhe de mãos beijadas, ele nunca pensou sequer em chegar onde chegou.”
“Afonso tem zero responsabilidade emocional” – Inês Morais desaprova comportamento de Afonso Leitão