GeralTVI

Joana Amaral Dias e Suzana Garcia desentendem-se em direto: “A TVI não pode consentir”

As duas comentadoras do "Dois às 10" entraram em discórdia...

Joana Amaral Dias e Suzana Garcia entraram em discórdia no programa “Dois às 10” desta quinta-feira, 14 de março, em direto na TVI.

Durante a rubrica ‘Atualidade’, foi comentado o caso de uma jovem de 21 anos que tentou matar a mãe com um x-ato após esta recusar-lhe dinheiro, em Almeirim.

A dada altura, Joana Amaral Dias contestou a colega de painel: “Não é correto o que a Suzana está a dizer. As equipas de avaliação forense são feitos com bateria de testes, complexos”.

Eu acabei de ter essa informação, hoje, por um psiquiatra. Como é que não é correto?”, retorquiu Suzana Garcia. “Os psiquiatras não percebem nada de testes psicológicos, nem têm que perceber. Quem passa os testes, quem quota os testes e faz o relatório dos testes são psicólogos clínicos, na área forense (…)”, acrescentou Joana Amaral Dias.

Poucos minutos depois, Suzana Garcia tinha o telemóvel na mão e atirou: “Recebi agora a informação. A Joana está de facto enganada. Quem faz a avaliação da imputabilidade é o psiquiatra forense e efetivamente, infelizmente, podemos enganar os testes”. “Eu não posso discutir com uma pessoa que não tem credenciais”, respondeu Joana Amaral Dias.

Não sou eu, é o psiquiatra que está a dizer”, defendeu a advogada. “Quando o psiquiatra quiser estar comigo aqui, tenho todo o gosto. Não é contigo, Suzana, que percebes tanto de psicologia como eu percebo de renda de bilros ou de crochet”, afirmou Joana Amaral Dias.

Leia Também: Estalou o verniz na TVI! Comentadoras Suzana Garcia e Vera de Melo a discutir em direto

Tens razão. Por isso é que eu ouço psiquiatras”, respondeu Suzana Garcia. “Ó Suzana, eu trabalho com psiquiatras todos os dias”, disse Joana Amaral Dias. “Mas acabaste por fazer um mau serviço à psiquiatria agora. Nós para louvarmos a nossa profissão, não precisamos de deitar abaixo os outros e tu acabaste de fazer isso aqui a toda uma equipa de comunidade de psiquiatria neste país”, acusou Suzana Garcia.

Eu não deitei abaixo coisa nenhuma. A Cristina [Ferreira] e o Cláudio [Ramos] e a própria TVI não podem consentir este género de coisas. O que eu estou a tentar explicar desde o princípio, vou repetir, a parte forense dos testes de psicologia não compete ao psiquiatra. Quem aplica, administra, avalia, cota os testes e faz todo esse processo é o psicológico clínico. Em nenhuma altura vou dizer mal de psiquiatras, aliás, os meus pais são psiquiatras, eu trabalho todos os dias com psiquiatras, mas evidentemente cada um tem a sua função. (…) A Suzana quer discutir direito, discute em sede própria. Quer discutir as questões dos testes, é melhor não, porque não tem conhecimentos para isso”, rematou Joana Amaral Dias.

Leia Também: Suzana Garcia desmente Mariana Mortágua: “Mais um dos muitos delírios”

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo