Joana Amaral Dias foi convidada do programa “Goucha” desta segunda-feira, 5 de fevereiro, em direto na TVI.
O filho mais velho da comentadora e psicóloga, Vicente Amaral Dias, foi julgado por violência doméstica. O caso remonta ao ano de 2021, quando a ex-companheira de Vicente Amaral Dias, de 28 anos, apresentou queixa por, alegadamente, ter sido vítima de práticas violentas, físicas e psicológicas devido a ciúmes.
O processo decorreu no Tribunal de Coimbra e Vicente Amaral Dias foi absolvido da acusação de violência doméstica no passado mês de dezembro. A juíza considerou que a queixosa apresentou “falta de espontaneidade” no seu depoimento, “incoerências de raciocínio” e “dificuldade em narrar” as supostas atitudes violentas do arguido.
Em conversa com Manuel Luís Goucha, Joana Amaral Dias começou por dizer: “Em primeiro lugar, o meu filho não é uma figura pública e eu nunca expus o Vicente como uma figura pública. Sempre achei que o devia proteger disso e que ele, depois, um dia, se quisesse ser figura pública, faria e tomaria essa decisão“.
“(…) Conheço muito bem os pais da Marta e que, aliás, tenho muita pena que também tenham sido, ao fim e ao cabo, tenham sofrido também com isto. São pessoas que eu estimo, que eu prezo e, portanto, estava tranquila. Sabia que aquilo não tinha, como se costuma dizer, nem pés nem cabeça“, lamentou.
“(…) Ele ficou nervoso, dormiu mal, perdeu algum peso… Nós tentámos sempre acompanhar e, claro, estivemos sempre ao lado dele, nós, a família toda, eu em primeiro lugar, obviamente, mas foi muito desagradável. Agora que a justiça está feita e que está tudo de facto clarificado, ele foi absolvido. Aliás, se alguma coisa ficou patente em sala de audiência, ele é que foi vítima de violência“, acrescentou.
“Agora que está passada esta fase, quero deixar muito claro que eu não sou responsável por nenhuma atitude dos meus filhos adultos. Sou responsável pela atitude dos meus filhos menores de idade, a Luz, que vai fazer oito agora este mês. (…) Não fui penalizada e estou tranquila com isso, mas volto a dizer isto, ele não é figura pública e eu não sou responsável pela atitude de nenhum filho meu adulto, nem me sinto responsável. Outra coisa é, como mãe, apoiar, estar ao lado, ser solidário nos bons e nos maus momentos, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença“, rematou. Vê aqui o vídeo.
Leia Também: TVI. Joana Amaral Dias manda ‘bicada’ a Suzana Garcia em direto