Joana Solnado acusa conhecido ator de assédio
Joana Solnado, de 37 anos, é mais uma atriz a vir dizer que foi vítima de assédio sexual.
Joana Solnado, a neta de Raul Solnado, foi vítima de assédio sexual há 20 anos anos quando estava num curso de teatro na Universidade Moderna, em Lisboa.
Um dos professores, um actor muito conhecido, terá avançado sobre ela, mas nunca tinha falado do assunto.
“O professor punha repetidamente a mão num sítio e noutro do meu corpo, o que me deixava bastante desconfortável. Uma pessoa mais ingénua podia achar que era mesmo assim”, começou por dizer.
Era um conhecido actor, mas que já morreu e por isso mesmo ela diz “não adianta revelar o seu nome“.
— Dioguinho (@dioguinhoblog) May 12, 2021
Ao Jornal Expresso, Joana Solnado apela que se divulguem nomes, apesar de ela não ter divulgado o nome deste, “É importante que se discuta publicamente este tema mas, se não se falar de nomes, nada mudará”.
“Claro que há várias razões para ainda não terem avançado nomes: há muito medo da ridicularização e de as pessoas acusadas responderem de forma acusatória e humilhante para a vítima. Pode ser a palavra de um contra a do outro e isso não vale nada. Porque quem denuncia a situação está numa situação mais fragilizada.”
“Quanto mais se fala, mais gente treme, mas, enquanto não sair um nome, todos acham que sairão impunes. A minha esperança é a de que, depois do que houve nos Estados Unidos, com o #MeToo, surja por cá um nome concreto que sirva de exemplo de que as pessoas podem juntar-se e falar”.
Leia Também: Audiências: “Festa é Festa” perde novamente