Geral

O Fim dos Morangos com Açucar

A TVI suspendeu a produção da série juvenil, que está no ar há nove anos e emprega 120 técnicos e 35 actores. Ao todo, passaram por lá 300 actores e gravaram-se mais de 4 mil horas de emissão.

Com o fim dos Morangos com Açúcar é toda uma máquina de produção que fica em risco. Apesar de oficialmente a TVI se recusar em falar no fim da série juvenil, a verdade é que não há ordem para a avançar para uma nova temporada e são muitos os postos de trabalho que podem desaparecer.


Ao todo, são 120 pessoas a trabalhar para produzir os Morangos. «São duas equipas técnicas (estúdio e exteriores), uma equipa de produção, realização, autoria e outras áreas técnicas», explica uma fonte da produção.

A este número há que juntar os 35 actores do elenco fixo e os cerca de seis mil figurantes que participaram só nesta temporada. Mas, olhando para o histórico da produção, dá para perceber o impacto que tem no mercado televisivo esta novela que estreou no dia 30 de Agosto de 2003: nas nove séries de Morangos com Açúcar, trabalharam 300 actores, que gravaram em mais de 20 países.

«Considerando todas as séries, tivemos mais de 2.200 episódios, com mais de 4.000 horas de emissão» – explica fonte oficial da Plural, acrescentando que a produção ocupa 1.500 metros quadrados dos estúdios de Vialonga, onde estão instalados os 30 cenários diferentes onde é gravada a série.

Numa época de crise, os efeitos de suspender uma produção desta envergadura podem ser difíceis de aguentar pelo mercado. António Borga, presidente da Associação de Produtores Independentes de Televisão (APITV) – à qual a Plural não pertence – não esconde que o sector «está a passar um momento complicado», devido à quebra do mercado publicitário. «As produtoras já estão a viver com margens mínimas de sobrevivência», comenta, explicando que APITV já perdoou o pagamento de quotas a alguns dos seus associados, por entender «que não têm condições de as pagar este ano».

 

Morangos, o filme

Apesar de não estar prevista uma décima série de Morangos com Açúcar, a TVI não vai deixar cair a marca, que durante tantos anos foi uma das mais fortes da estação. Por isso, já arrancaram as gravações do filme em que a série vai transformar-se. «É uma co-produção Plural e TVI, com distribuição da Zon Lusomundo, e terá estreia a nível nacional», revela fonte oficial da produtora, que já iniciou as gravações na Zambujeira do Mar.

Publicidade

2 Comentários

  1. Finalmente essa futilidade vai acabar?
    Espero bem que sim…9 anos a meter na cabeça dos putos materialismo, sexo, e falta de valores! Avaliem estes 9 anos de morangos e vejam esta geração!!!!

  2. Até que enfim… já ninguém vê os morangos com açúcar … :s
    mas enfim FINALMENTEEE!!! Corcondo com o David!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo