João Pinto condenado por fraude
João Vieira Pinto foi esta segunda-feira condenado Tribunal Criminal de Lisboa a 18 meses de prisão, com pena suspensa, pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da transferência para o Sporting, no Verão de 2000. O ex-jogador foi ilibado do crime de branqueamento de capitais.
[wp_bannerize group=”Geral” random=”1″ limit=”1″]
O Tribunal deu como provado que todos os arguidos do processo – João Pinto, José Veiga, Luís Duque e Rui Meireles – promoveram ‘um esquema’ que permitiu ao antigo jogador não pagar impostos relativos ao prémio de assinatura de 4,2 milhões.
Luís Duque e Rui Meireles, dirigentes do Sporting aquando da transferência, foram considerados culpados do crime de fraude fiscal, e condenados a dois anos de prisão, com pena suspensa por quatro anos e três meses.
[wp_bannerize group=”Geral” random=”1″ limit=”1″]
José Veiga, empresário do antigo futebolista à data dos factos, foi considerado culpado pelos crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais, e sentenciado a quatro anos e seis meses de prisão, com pena suspensa.
Todos os arguidos vão pagar (em prestações) uma multa de 169 mil euros. João Pinto terá ainda de pagar o imposto em dívida ao Estado (mais juros), no valor de 508 mil euros.
JOÃO VIEIRA PINTO NÃO SE CONFORMA COM A PENA
O advogado de João Vieira Pinto, Castanheira Neves, abandonou a sala de audiências antes do final da leitura do acórdão. “João Vieira Pinto não se conforma com a decisão, por considerar que regularizou atempadamente a sua situação”, disse mais tarde, anunciando que vai recorrer da decisão do tribunal.
[wp_bannerize group=”Geral” random=”1″ limit=”1″]
FEDERAÇÃO MANTÉM CONFIANÇA EM JVP
“Como ainda não há uma decisão com trânsito em julgado, mantenho confiança absoluta em João Vieira Pinto”, disse ontem ao CM o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF),Fernando Gomes.
Quanto ao que poderá suceder ao actual director para o futebol da FPF caso a sentença do Tribunal Criminal de Lisboa – um ano e meio de prisão, por fraude fiscal (pena suspensa) – seja confirmada por instâncias superiores, Fernando Gomes recusou avançar com qualquer comentário.
Ontem, João Vieira Pinto (JVP), de 41 anos, esteve no treino da Selecção, em Óbidos, de preparação para o embate de hoje, diante do Azerbaijão, em Braga, mas não compareceu à habitual conferência de imprensa de Paulo Bento, ao contrário do que sucedeu nos últimos jogos. Segundo soube o CM, foi uma decisão do próprio antigo jogador do Boavista, Benfica e Sporting, entre outros clubes.
Confrontado com o facto de não ter JVP a seu lado, o seleccionador Paulo Bento afirmou: “Essa questão não me diz respeito em termos pessoais. É particular, não tenho de fazer qualquer comentário.”