Joaquim Monchique está na CUF Descobertas desde o meio-dia: Sofreu um AIT, saiba o que é
Joaquim Monchique internado na CUF Descobertas. Médico explica ao Dioguinho o que é um AIT: "Quadro reversível e sem sequelas".

O ator já está em Lisboa desde o meio-dia. O Dioguinho sabe que Joaquim Monchique sofreu um AIT e falou com o Dr. José Paulo Santos para entender a gravidade da situação.
Novas atualizações sobre o estado de saúde de Joaquim Monchique. Após o susto na noite de sábado em Bragança, onde se sentiu mal após a peça Lar Doce Lar, o ator de 57 anos foi transferido para a capital.
O DIOGUINHO sabe que Joaquim Monchique deu entrada no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, por volta das 12h00 deste domingo, onde permanece sob vigilância médica.
Afinal, o que é um AIT?
Embora as primeiras notícias apontassem para um AVC (Acidente Vascular Cerebral), o diagnóstico aponta para um AIT (Acidente Isquémico Transitório). Para esclarecer os leitores, o DIOGUINHO falou com o médico José Paulo Santos, que explicou as diferenças e tranquilizou os fãs do ator.
“Trata-se de uma obstrução transitória de um vaso cerebral. É um quadro reversível, na maioria das vezes sem quaisquer sequelas”, explicou o clínico ao nosso site.
Apesar de ser uma situação menos grave que um AVC severo, o Dr. José Paulo Santos alerta para a necessidade de monitorização apertada no hospital.
“O doente é vigiado nas primeiras 24 a 48 horas, para ver se há repetição do quadro clínico. Daí dependerá a realização ou não do TAC (Tomografia Axial Computorizada) e exames complementares, para dissipar dúvidas e confirmar se o doente está totalmente recuperado e sem sequelas“, detalhou o médico.
Recorde-se que o ator se sentiu mal no camarim do Teatro Municipal de Bragança, logo após contracenar com Maria Rueff.