O Correio da Manhã desta sexta-feira, 23 de dezembro, avança que o jornalista Hugo Cadete está suspenso da RTP há dois meses.
A Comissão de Trabalhadores da estação pública já recebeu a Nota de Culpa de 70 páginas que pretende justificar retroativamente a suspensão preventiva desse repórter e fundamentar o seu despedimento.
A referida comissão refere que os pretextos apresentados são “fúteis”. É que Hugo Cadete é acusado “de, por várias vezes, ter olhado fixamente para o seu ‘superior hierárquico’ Hélder Silva”, o que é considerado “uma atitude provocatória, hostil, intimidatória, ameaçadora e agressiva”.
Para além disso, Hugo Cadete cometeu “o delito de se ter dirigido ao diretor-adjunto de Informação como ‘senhor Hugo Gilberto’ escrevendo ‘senhor’ com letra minúscula”.
Ao CM, Hugo Cadete confirma “todas as informações reveladas no comunicado da Comissão de Trabalhadores sobre o processo disciplinar que me foi instaurado”. “Falarei em breve sustentando todas as minhas afirmações com documentação recolhida nos últimos anos”, promete.
No entanto, Hugo Cadete afirma que se trata de “uma situação de extrema gravidade que exige uma intervenção urgente do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, da ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, e dos vários partidos políticos com responsabilidade parlamentar”.
“A RTP não pode ser confundida com comportamentos continuados que a diminuem por parte de alguns quadros superiores com a conivência do Conselho de Administração”, argumentou.
Leia Também: Jornalista Inês Gonçalves está a ter problemas com a RTP e foi alvo de processo disciplinar