
José Castelo Branco foi ‘entalado’ pelo filho de Betty Grafstein, Roger Basile, e recebeu uma carta do senhorio a dar-lhe conta de que as rendas do apartamento de Nova Iorque estão por pagar desde outubro de 2024.
A informação foi avançada pelo programa “V+ Fama” (V+ TVI) desta terça-feira, 20 de maio; posteriormente, a notícia esteve em destaque no “Noite das Estrelas”, da CMTV.
O professor e jurista Rui Pereira entrou em direto, através de videochamada, para comentar este “novo desenvolvimento”: “Sem dúvida [o José é obrigado a pagar as rendas em atraso]. A questão é esta: o Tribunal de Nova Iorque reconheceu que José Castelo Branco também é arrendatário, ou seja, é a casa de morada de família, este apartamento, e portanto ele, tal como a mulher, Betty Grafstein, é arrendatário do apartamento. E por isso mesmo tem o dever de pagar as rendas, o dever contratual de pagar as rendas”, começou por dizer.
“Há aqui dois planos muito diferentes. Um dos planos é a relação entre José Castelo Branco e a mulher e o facto de este apartamento ser a casa de morada de família. Foi isso que foi julgado pelo Tribunal. Outra questão é a relação de José Castelo Branco e da mulher com o senhorio. E o senhorio não tem nada a ver com as questões e com as polémicas entre os dois. O senhorio, para cumprimento do contrato, tem direito a receber as rendas. E se as rendas não forem pagas, tal como em Portugal, pode resolver o contrato. No fundo, pode haver, com as especialidades da lei americana, também uma ação de despejo. Portanto, José Castelo Branco, que é, aliás, quem está a habitar este apartamento, tem todo o interesse em pagar as rendas, sob pena do contrato ser resolvido e ele ficar sem lugar onde viver, em Nova Iorque”, acrescentou.
Rui Pereira esclareceu que José Castelo Branco não precisa de recorrer à Justiça e “ele pode regularizar a situação pura e simplesmente pagando as rendas”: “E, na realidade, eu não sei por que razão não foram pagas antes, porque ele não precisava de nenhuma autorização do filho de Betty Grafstein para pagar as rendas. Ele podia, se tivesse acesso ao número de conta do senhorio fazer o pagamento de forma direta”.
“(…) E quem tem interesse em pagar a renda para não ser despejado é ele. E, portanto, não precisa de nada de especial para pagar a renda. Se fosse em Portugal, teria de pagar as rendas com um acréscimo de 50%, como é sabido, quando há atrasos de rendas, para evitar uma ação de despejo. Nos Estados Unidos a lei é diferente, aliás nos Estados Unidos a lei civil muda de estado para estado. Cada estado tem as suas leis civis, mas uma coisa é certa: ele pode regularizar a situação desde que pague agora as rendas”, explicou. Vê aqui o vídeo.
Recorde-se que José Castelo Branco foi acusado de violência doméstica contra a (ainda) mulher, Betty Grafstein, em maio de 2024. No início de 2025, o polémico socialite regressou a Nova Iorque e conseguiu recuperar o acesso ao apartamento onde viveu com a joalheira durante vários anos, mas encontrou um cenário de destruição e degradação.
Leia Também: V+ Fama. José Castelo Branco vai processar e rebentar com filho de Betty nos EUA