José Eduardo Moniz discursa na gala da TVI após arrasar a imprensa e anuncia novas estreias e projetos
Antes de celebrar o aniversário do canal, o líder de Queluz de Baixo assinou um texto duro no Jornal Sol contra a ignorância da imprensa. No evento, o foco mudou para a Casa dos Segredos e a parceria com a Amazon Prime.
O Diretor-Geral da TVI, José Eduardo Moniz, subiu ao palco do Casino Estoril para o habitual discurso de encerramento da gala do 33.º aniversário da estação.
A intervenção aconteceu num momento de particular tensão entre o responsável e a imprensa, depois de ter assinado um texto duro no Jornal Sol onde arrasou os comentadores e jornalistas de televisão.
No artigo de opinião publicado recentemente, o líder do canal de Queluz de Baixo não poupou nas críticas e justificou o seu afastamento mediático afirmando: “Quanto mais vejo e leio o que se escreve sobre quem faz Televisão e o manancial de considerações que gente sem preparação nem distanciamento produz, não só na Imprensa como nas redes sociais, mais me sinto encorajado a persistir na atitude de discrição que adotei”.
Leia também: Helena Isabel quebra o silêncio sobre Gonçalo Quinaz: “Dizia muito mal de mim”
José Eduardo Moniz garantiu ainda nesse mesmo texto que não pretende alimentar polémicas públicas, atirando de forma contundente: “Congratulo-me por não ceder minimamente às tentações para responder à letra aos disparates e às manifestações de ignorância em que vamos tropeçando”. [tudo aqui]
Apesar deste clima de crispação externa, o discurso na grande festa da TVI focou-se no futuro, na identidade do projeto e no agradecimento à produtora Fremantle. Em direto para os telespetadores, o Diretor-Geral definiu o ADN do canal: “É isto a TVI. Simples, direta, atrevida, sem preconceitos nem complexos, séria, mas também divertida”.
Leia também: O ataque de Sandrina Pratas à TVI: “Nem no Brasil fazem reality shows uns atrás dos outros”
O momento alto da intervenção serviu para levantar a ponta do véu sobre a grelha de programação dos próximos meses. O responsável destacou a estreia imediata do Secret Story, com a apresentação de Cristina Ferreira, e anunciou um novo formato chamado Simply the Best, com chegada prevista para daqui a duas semanas.
A ficção também mereceu destaque com a confirmação de Lisbon Noir, uma mega produção em parceria com a plataforma Amazon Prime, com o autor Artur Ribeiro na plateia.
Fiel à sua postura cautelosa, José Eduardo Moniz brincou com a forma de trabalhar da sua equipa, referindo: “Somos assim, silenciosos e discretos, a trabalhar para si, com gosto”. O Diretor-Geral prometeu ainda enormes surpresas a caminho na operação digital do grupo Media Capital.
A fechar a intervenção, antes de chamar as estrelas da estação ao palco para cantar os parabéns, o responsável apresentou um novo projeto de responsabilidade social. José Eduardo Moniz revelou a criação da marca TVI, por si, explicando o conceito solidário da empresa: “A TVI, por si, parte da certeza de que comunicar é mais do que entreter e informar. É também cuidar, servir e estar presente”.