Ljubomir Stanisic. Faliu restaurante com dívidas de meio milhão de euros. Deu a volta
Ljubomir Stanisic é actualmente um chef de sucesso, mas há uns anos viveu o insucesso e o seu restaurante foi mesmo à falência e com dívidas de meio milhão de euros.
O seu restaurante ‘100 Maneiras’ inicialmente teve como sócio o José Avillez, mas apenas durou oito meses, e a amizade entre eles até vacilou.
“O projeto durou 8 meses, provavelmente porque não aguentámos com as nossas diferentes maneiras de ver as coisas, de trabalhar“, disse na altura.
Ele prosseguiu com o projecto sozinho, mas faliu em 2008, “Ele seguiu o seu caminho e eu cá fiquei com o meu 100 Maneiras.”
“Foi um abanão muito grande na minha vida, como quando perdes um ser querido ao teu lado; foi quase um funeral”.
Deixou de ter clientes, e após a falência perdeu quase todos os amigos, “Perdi 90% dos amigos. Quando estamos bem e temos dinheiro toda a gente é nossa amiga, mas quando estamos sentados num lago de m**** a nadar até ao nariz, raramente alguém entra lá de joelhos e te dá a mão para te tirar dela“, recordou.
Ljubomir tinha o sonho de conquistar uma estrela Michelin e investiu milhares de euros em “copos de cristal e toalhas com goma” foram o abismo que o obrigaram a fechar as portas.
Só que deu a volta, “Foram dívidas que tive de pagar durante seis ou sete anos, mas saldei tudo“.