Maior apagão da história do Facebook foi por causa de uma “mudança na configuração do servidor”
O Facebook, Instagram e WhatsApp estiveram ontem em baixo desde as 16 horas até de madrugada apesar de em alguns casos o apagão não ter sido total.
Já tínhamos tido alguns problemas idênticos em 2008, como lembra a BBC, mas aí o Instagram e o WhatsApp não faziam parte do seu portefólio. Além disso tinha apenas 150 milhões de utilizadores e não os 2.300 milhões de hoje.
O Facebook reagiu entretanto no twitter e garante que isto deveu-se a uma configuração do servidor.
«Ontem, na sequência de uma mudança na configuração do servidor, muitas pessoas tiveram problemas no acesso às nossas apps e serviços. Resolvemos agora todos os problemas e o sistema está a recuperar. Lamentamos muito a inconveniência que isto causou e agradecemos a paciência de todas as pessoas», escreveu no Twitter.
Yesterday, as a result of a server configuration change, many people had trouble accessing our apps and services. We've now resolved the issues and our systems are recovering. We’re very sorry for the inconvenience and appreciate everyone’s patience.
— Meta (@Meta) March 14, 2019
À Wired, o porta-voz Tom Parnell já tinha referido que esta situação não se deveu a nenhum ataque externo, “Posso confirmar que não tem nada a ver com ataques informáticos externos”