Esta terça-feira (19), a Polícia Judiciária realizou a Operação ‘Maestro’ em vários pontos do país: 78 mandados de busca, 31 buscas domiciliárias e 47 não domiciliárias.
Em causa estão “fortes suspeitas da prática dos crimes de fraude na obtenção de subsídio, fraude fiscal qualificada, branqueamento e abuso de poder e que lesaram os interesses financeiros da União Europeia e do Estado português”, informou a PJ em comunicado.
Os alegados esquemas “beneficiaram um conjunto de pessoas singulares e coletivas, lesando os interesses financeiros da União Europeia e do Estado português, quer em sede de financiamento através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), quer através da subtração aos impostos devidos”.
“Através dos 14 projetos cofinanciados pelo FEDER, executados entre 2015 e 2023, os suspeitos lograram obter, até ao momento, o pagamento de incentivos no valor global de, pelo menos, 38.938.631,46€”, informou a PJ.
Manuel Serrão [empresário e comentador televisivo] e Júlio Magalhães [jornalista da TVI e pivô do “TVI Jornal”] são dois dos suspeitos e foram alvo de buscas.