Geral

Mexem-se as cadeiras na Malveira: José Eduardo Moniz prepara nova estratégia para os reality shows da TVI

José Eduardo Moniz muda os planos da TVI. Maria Botelho Moniz assume o 'Desafio Final' e Cláudio Ramos espera por um 'Big Brother' renovado em 2026.

Parece que o sucesso recente da Casa dos Segredos 9 e a recuperação de audiências trouxeram um novo fôlego a Queluz de Baixo, e José Eduardo Moniz já está de olhos postos em 2026.

O diretor-geral da TVI está a redesenhar o xadrez dos reality shows, e as mudanças envolvem os três nomes fortes da estação: Cristina Ferreira, Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos. Embora o plano inicial fosse avançar com obras de fundo na casa da Malveira logo no início do ano, para receber um Big Brother renovado em fevereiro, a direção optou por uma reviravolta na estratégia.

Segundo a revista TV Guia, as obras de renovação foram adiadas para o verão. Esta decisão abriu espaço na grelha para um novo Desafio Final, que arranca a 1 de janeiro de 2026 como aqui adiantamos.

A grande novidade é quem o vai apresentar. Com Cristina Ferreira a precisar de tirar as suas “férias longamente adiadas”, a estação escolheu Maria Botelho Moniz para assumir o comando. A apresentadora, que esteve recentemente dedicada ao filho Vicente (que fará dois anos em breve), regressa assim a um formato que lhe correu bem, após o sucesso do Big Brother Verão.

A aposta de Moniz em Maria parece ser clara. Fontes próximas da apresentadora garantem à publicação que “Maria está muito entusiasmada. Gosta muito de trabalhar e adora o registo reality show”. O artigo refere ainda que Moniz preferiu “deixá-la descansar” após o formato de verão, para que pudesse “regressar em força agora” como o rosto principal deste Desafio Final.

Com esta mudança, Cláudio Ramos terá de esperar um pouco mais pelo regresso do seu Big Brother. O formato principal vai mesmo ficar “em banho-maria” até que as obras na casa estejam concluídas, o que atira a estreia para depois do verão de 2026.

Contudo, a espera pode significar uma revolução no formato. A TVI quer aproveitar este intervalo para preparar uma “versão renovada e mais arrojada”. Nos bastidores, de acordo com a publicação, “fala-se que Moniz e a equipa de conteúdos estão a ponderar seguir o modelo do ‘BBB’ brasileiro”, o que implicaria juntar na mesma edição concorrentes anónimos e figuras públicas [como aconteceu em 2015 no RS A Quinta].

Enquanto a Casa dos Segredos 10, uma edição especial para assinalar o 33.º aniversário da TVI, não chega, a palavra de ordem em Queluz é “renovação”, mesmo que, como sempre, nada esteja totalmente decidido.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo