Morreu Ângela, a jovem que comoveu o país com a sua luta pela vida no dia de natal
Tinha apenas 23 anos e sofria de uma condição pulmonar rara. Há dias, tinha confessado a vontade de viver: "Queria ficar por cá".
Ângela Pereira, a jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo que lutava com bravura contra uma doença oncológica, faleceu na manhã desta quinta-feira, 25 de dezembro, no IPO do Porto.
A jovem não resistiu ao agravamento do seu estado de saúde, que se tinha deteriorado significativamente nos últimos dias.
Ângela enfrentava um quadro clínico complexo. Para além da doença oncológica, sofria de uma condição grave nos pulmões conhecida como aspergiloma (uma infeção fúngica) e, mais recentemente, tinha desenvolvido uma pneumonia que fragilizou ainda mais o seu organismo.
A tragédia acontece numa altura em que existia uma ténue esperança de tratamento internacional. Segundo informações avançadas pelo Correio da Manhã, o IPO do Porto já tinha estabelecido contacto com um hospital em Manchester, no Reino Unido, especialista no tratamento da condição específica de Ângela.
Este contacto surgiu na sequência do apelo desesperado de uma amiga da jovem, que tentava encontrar uma solução para salvar a vida de Ângela.
Infelizmente, o tempo não esteve do lado da jovem vianense. Há poucos dias, numa declaração que agora ecoa com maior tristeza, Ângela tinha partilhado a sua vontade inabalável de viver: “Queria ficar por cá para cumprir ainda mais sonhos”.
As reações já se fazem sentir, como o ator Miguel Costa, “A Ângela ensinou-nos o maior de todos os legados: o amor. Lutou com uma coragem imensa contra uma doença cobarde e, no meio dessa batalha, conseguiu algo extraordinário: uniu-nos, aproximou-nos, encheu os nossos corações de empatia, força e esperança, na tentativa de a ajudar. Esse amor que nasceu por ela não se apaga. Brilha e continuará a brilhar dentro de nós, tal como a luz da Ângela, pura e eterna. Que saibamos honrar a sua memória levando para o nosso dia a dia essa união, essa solidariedade, empatia e esse amor que ela despertou em todos nós. Descansa em paz, querida Ângela. Os meus sentidos pêsames à família e amigos. Abraço-vos.”