Geral

Morreu James Van Der Beek: O adeus ao ídolo adolescente que marcou uma geração

A notícia foi avançada hoje através da conta de Instagram do ator. James Van Der Beek, que em 2024 tinha revelado o diagnóstico de cancro colorretal, partiu esta manhã rodeado pela família. O ator deixa um legado na ficção televisiva e uma família numerosa que agora chora a sua perda.

O ator norte-americano James Van Der Beek, que se tornou um ícone global ao protagonizar a série de sucesso Dawson’s Creek no final dos anos 90, morreu hoje, dia 11 de fevereiro, aos 48 anos.

A confirmação foi dada através de uma publicação conjunta na sua conta de Instagram e na da sua mulher, Kimberly Van Der Beek, apanhando de surpresa os fãs que acompanhavam a sua luta contra a doença: “O nosso amado James David Van Der Beek faleceu em paz esta manhã. Enfrentou os seus últimos dias com coragem, fé e dignidade”, lê-se na emotiva mensagem partilhada pela família, que pede agora privacidade neste momento de dor.

A morte prematura do ator é o desfecho de uma batalha de saúde que se tornou pública recentemente. Em 2024, James Van Der Beek tinha anunciado ao mundo que lhe fora diagnosticado um cancro colorretal, uma condição que enfrentou com o apoio incondicional da sua mulher e dos seus seis filhos. Apesar do diagnóstico, o ator manteve-se ativo e esperançoso durante grande parte do tratamento, mas o desfecho acabou por ser trágico.

Leia também: Vânia Sá diz “não” ao ‘Bom Dia Alegria’ e ataca TVI: “Sinto que não faz sentido participar”

Nascido a 8 de março de 1977, filho de um jogador de basebol e de uma bailarina, James começou a sua carreira na adolescência, mas foi aos 20 anos que a sua vida mudou radicalmente ao conseguir o papel principal numa das séries mais influentes da cultura pop.

James Van Der Beek ficará para sempre imortalizado como Dawson Leery, o adolescente sentimental, sonhador e obcecado por cinema que cresce na pequena e idílica cidade de Capeside. A série Dawson’s Creek, que foi para o ar entre 1998 e 2003, definiu uma geração e catapultou o ator para o estrelato mundial.

Leia também: 1.ª Companhia. Rui Freitas exausto de ser a “ama” dos colegas: “Ao fim de tantas semanas, não é ele que tem de averiguar”

Embora tenha participado em diversos projetos posteriores no teatro e na televisão, James nunca se desvinculou totalmente da personagem que lhe deu fama, abraçando com carinho o legado de ser uma das figuras de destaque na televisão na viragem do século XXI.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo