Paulo Fonseca, o treinador de futebol português é casado com uma ucraniana, Katerina Fonseca.
O casal tinha previsto sair de Kiev na quinta-feira, precisamente quando a Rússia começou o ataque à Ucrânia. Paulo Fonseca, a mulher e o filho de três anos tiveram de se refugiar num hotel.
Katerina Fonseca desesperada, deixou uma mensagem nas redes sociais, “Há batalhas em Kiev. O exército russo trouxe a guerra para as zonas residenciais da nossa capital. Há tiroteios e explosões a 10 quilómetros da nossa cidade“ [vê tudo aqui].
Entretanto ficou a saber-se que conseguiram sair da Ucrânia através de através da missão de repatriamento da embaixada de Portugal em Kiev. Estão na Moldávia com destino marcado para Portugal.
Na tarde deste domingo, 27 de fevereiro, Katerina Fonseca fez uma nova publicação no Instagram: “Há uma guerra a decorrer na Ucrânia. Não é uma ‘operação especial’, mas uma guerra cínica e cruel. Cidades e aldeias estão em chamas. Há rockets da Rússia e da Bielorrússia a voar em direção a edifícios residenciais de vários andares. Isto é o que eu e milhões de ucranianos vemos com os nossos próprios olhos“.
“Não acreditem se disserem que o nosso governo é ‘nazi’. O governo ucraniano em Kiev, juntamente com nosso exército, defende o seu país e o seu povo pacífico. Não acreditem em nada, exceto que no centro da Europa agora há uma guerra sangrenta e brutal contra ucranianos pacíficos que lutam pela liberdade. Ajudem a parar esta guerra“, acrescentou.
Leia Também: Diana Monteiro manda estouro: “A hipocrisia da Internet perante a situação da Ucrânia”
Ver esta publicação no Instagram