Mundial 2026: Portugal enfrenta a “fava” Colômbia num grupo K marcado por estreias inéditas
Portugal ficou no Grupo K do Mundial 2026. A Seleção vai defrontar a Colômbia e o Uzbequistão, adversários inéditos, e aguarda o vencedor de um play-off para fechar o grupo.
O destino da Seleção Nacional no Mundial de 2026 está traçado e a sorte ditou um caminho de contrastes.
Portugal ficou integrado no Grupo K, num sorteio que começou por testar os nervos dos adeptos lusos ao colocar no caminho da equipa das Quinas um dos adversários mais temidos do Pote 2.
Havia 12 equipas possíveis e dificilmente poderia ter corrido pior nesta fase. Portugal foi a penúltima seleção a sair e, à medida que se evitavam os fantasmas de 2022, como Marrocos, que nos eliminou no Qatar, as opções estreitavam-se entre a Croácia e a Colômbia. A “fava” acabou por ser a seleção sul-americana, ditando um confronto absolutamente inédito: portugueses e colombianos nunca se defrontaram, seja em partidas oficiais ou amigáveis.
Se o Pote 2 trouxe apreensão, o Pote 3 trouxe um suspiro de alívio. Quando o espectro de um confronto com a perigosa Noruega pairava sobre o Grupo K, a sorte sorriu a Portugal com a saída do Uzbequistão. A seleção asiática é uma das quatro estreantes na competição e protagonizará, também ela, um duelo inédito com a equipa portuguesa.
Quanto ao terceiro e último adversário, a Seleção terá de aguardar alguns meses para fechar as contas do grupo.
A vaga será decidida através de um play-off intercontinental. Jamaica e Nova Caledónia jogarão entre si, e o vencedor desse encontro defrontará a República Democrática do Congo. Quem triunfar neste jogo final carimbará o passaporte para o Mundial e será o terceiro rival de Portugal.
Curiosamente, qualquer que seja o desfecho deste play-off, uma coisa é certa: Portugal terá pela frente um grupo composto inteiramente por seleções que nunca enfrentou na sua história, transformando a fase de grupos numa viagem ao desconhecido.