O “Código Delgado” da fidelidade: “Estou de dieta, mas posso ver a ementa”
O novo duelo filosófico entre o Instrutor Marques e Filipe Delgado
A instrução na “1ª Companhia” sobre os pilares da honra militar – a lealdade e a fidelidade – voltou a ser atropelada pelo humor involuntário.
Numa discussão que tentava separar o trigo do joio nas relações humanas, o recruta Filipe Delgado introduziu uma analogia gastronómica que deixou o Instrutor Marques, mais uma vez, à beira de um ataque de riso.
Depois do nó cego intelectual sobre a “lealdade à mentira”, o Instrutor Marques tentou elevar o debate para o campo do compromisso matrimonial. O objetivo era pedagógico: distinguir a escolha consciente da obediência cega. Contudo, ao usar o exemplo do casamento e da fidelidade ao “João”, o instrutor não contava com a intervenção cirúrgica de Filipe Delgado, que decidiu baralhar os conceitos com uma das frases mais célebres do programa.
Perante a explicação de que a fidelidade é uma escolha consciente baseada em princípios aceites, Filipe Delgado soltou um comentário que ecoou na caserna: “Está bonito, está. Está bonito”.
Leia também: “Eu sou 100% gay”: Filipe Delgado recorda casamento com uma mulher e o medo de assumir a sexualidade
A discussão rapidamente se ramificou com a intervenção de Joana D’Arc, que tentou dissecar a possibilidade de existir lealdade sem fidelidade. “A pessoa pode ser leal, pode ser cúmplice dela (…) mas pode não ser fiel. Pode trair“, argumentou a recruta, tentando validar a complexidade das relações modernas.
Instado a explicar o seu ceticismo, o recruta lançou a máxima que deixou o instrutor e colegas em estado de ‘choque’ e diversão: “Estou de dieta, mas posso ver a ementa“.
Se para Filipe a “ementa” é um direito de quem está de “dieta”, para o Instrutor Marques a linha é muito mais nítida e intransponível “Se não é fiel, também não é leal“, sentenciou o superior, tentando repor a ordem num debate que já tinha fugido para as metáforas culinárias de Delgado.
Fábio Daniel aponta o dedo à “arrogância” de Leandro: “Acha que é uma vedeta”