Geral

O fim de uma era em Vila Boim: Cláudio Ramos despede-se de espaço marcante na sua vida

O apresentador abriu o Dois às 10 com uma homenagem a Jerónimo e Fernanda. O icónico espaço de Vila Boim encerra portas ao fim de 50 anos.

Cláudio Ramos abriu a emissão desta sexta-feira do programa Dois às 10 com uma mensagem bastante pessoal.

O apresentador da TVI dedicou os minutos iniciais do matutino a homenagear os proprietários de um café histórico na sua terra natal, Vila Boim, que se preparam para encerrar o negócio na próxima segunda-feira, após meio século de atividade.

O estabelecimento, inicialmente gerido por Joaquim e Teodora, esteve entregue nos últimos 30 anos à filha do casal, Fernanda, e ao marido, Jerónimo. Cláudio Ramos descreveu o impacto que a decisão teve na população local, destacando o papel fundamental do espaço na dinâmica da vila: “Ao fim de tanto tempo resolvem fechar o café. Fecham-no numa altura boa, casa cheia, mas quando se deu a notícia de que o café ia fechar a aldeia ou a vila ficou triste, porque na verdade este café era um ponto de encontro de todas as pessoas”.

Leia também: Futebol trama TVI: SIC faz a dobradinha e RTP1 salta para o pódio das audiências

A ligação do apresentador à família proprietária ultrapassa a relação de vizinhança. Cláudio Ramos revelou que a filha do casal, Ana Rita, é uma das madrinhas da sua filha Leonor, sublinhando a presença constante de Jerónimo e Fernanda na vida dos seus pais, irmãos e amigos ao longo das décadas: “É muito importante sermos gratos a estas pessoas. (…) Acompanharam o meu grupo de amigos, acompanharam a minha mãe, acompanharam o meu pai, os meus irmãos, todas as pessoas que ali estão”.

O exigente horário do café, que encerrava apenas às terças-feiras, impossibilitava os proprietários de passarem tempo de qualidade com a filha, professora no Norte do país, e com os três netos.

Leia também: Ex-repórter da TVI Sofia Vasconcelos vive pesadelo e V+ Fama revela queixa-crime: “Vítima de violência doméstica”

Aos 70 anos, e a poucos dias do aniversário de Jerónimo, o casal optou pela reforma. Cláudio Ramos rematou a homenagem celebrando a nova fase de vida dos amigos: “Por isso, em meu nome e da vila inteira, eu digo muito, muito obrigado e fico com muita pena que aconteça, mas eu sei que vai ser melhor. Agora estão ricos, ricos de tempo para desfrutar, para viver, que ambos já têm 70 anos e vão aproveitar e desfrutar. Fecha-se naturalmente uma porta, mas abre-se para eles um mundo completamente novo”.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo