OE2024: PS agora já quer cancelar o aumento do IUC
Fernando Medica já enviou o documento para o grupo parlamentar para a proposta de aumentar o IUC cair por terra.
António Costa apresentou a sua demissão, e repentinamente, vêm agora apresentar um documento para eliminar a proposta peregrina de subir drasticamente do IUC.
No documento apresentado, o PS diz que é “importante, por uma questão de justiça social e proteção dos cidadãos com maior vulnerabilidade económica, retificar a proposta de OE neste sentido”.
Na proposta é possivel ler, “O veículo ligeiro é em muitos casos ainda a principal forma de deslocação para o trabalho ou para deslocação até ao meio de transporte público mais próximo, principalmente fora das principais cidades do país e em zonas de média e baixa densidade, onde a oferta de transportes públicos é reduzida e desadequada às necessidades diárias de mobilidade. Nestes casos, em que o carro é uma absoluta necessidade, acresce o facto de muito cidadãos não terem meios financeiros para a substituição por um veículo mais recente“.
O grupo parlamentar já recebeu o documento enviado pelo o ministro das Finanças, “Estamos agora na fase de especialidade e estão a chegar as propostas dos vários grupos políticos. Naturalmente, o grupo parlamentar do PS irá fazer essa avaliação de todas as propostas que entraram e das suas próprias propostas”.
No OE2024, os carros anteriores a 2007, iria subir o IUC de tal forma, que assustou até stand de automóveis.
Leia Também: Era a reação que faltava! Maria Vieira comenta demissão de António Costa