Geral

Rita Pereira quebra silêncio à apropriação cultural: “Não és preta”

É das polémicas mais parvas que vi nos últimos tempos...

Rita Pereira já acabou as gravações da novela da TVI, ‘Quero é Viver’, e mudou radicalmente o visual.

Só que a atriz da TVI, Rita Pereira, está a ser muito criticada após a mudança à sua imagem de forma a fazer o luto à personagem. Está a ser acusada de ‘apropriação cultural’, algo que já aconteceu no ano passado a Sara Barradas. (aqui)

Rita Pereira surge a cantar,  ‘Sou Filha da Tuga’ – da cantora Irma, e levou com um comentário, que respondeu logo a seguir, “[…] querida, essa descrição da música não faz sentido nenhum. Tu não és preta para os brancos, vocês nunca vão ser pretos, nunca, e nunca vão saber o que é ser preta principalmente aqui em Portugal. Pelo fato de gostares da nossa cultura e de ela fazer parte dos teus laços, não és preta e nem vais ser. E por seres tão privilegiada por ser branca, consegues cantar esta letra e meter na Internet como se nada fosse. Aliás, quem fez a letra foi a mesma coisa”.


A atriz da TVI não gostou e respondeu, “Mas quem disse que sou preta para os brancos?! Estou a cantar, não estou a dizer que eu sou a letra desta música. Não sou preta, eu sei, nunca o serei, eu sei, mas admiro a cultura, vivo a cultura desde que nasci, defendo e respeito. Não entendo realmente este ataque, mas sinto-me tranquila com as minhas atitudes e se um dia errar tenho muitos amigos e família pretos para me dizerem, obrigada”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Rita Pereira (@hyndia)

Leia Também: Rita Pereira chocada: “Não me lembro da última vez que isso aconteceu”

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo