Pedro Caldeira é um desconhecido para maioria, mas no início dos anos 90 foi notícia pela derrocada da sociedade, ocorrida em julho de 1992, gerou uma série de informações intensas, até a detenção do corretor em abril de 1993, num quarto do Marriot em Atlanta (EUA), ao lado da esposa e dos dois filhos menores.
É um fato, no entanto, que em 2000, Pedro Caldeira foi absolvido dos 65 crimes de burla agravada e dos 17 de abuso de confiança pelos quais foi julgado [e confirmado em 2005]. Portanto, permanece o que se deve saber, com destaque para Cavaco Silva, enquanto ocupava o cargo de primeiro-ministro.
No arquivo da RTP, poderás ver imagens de 1993 quando foi detido nos EUA, mas podes ver ainda outros detalhes na época aqui.
Numa entrevista da Visão em 2013, revelou que a sua carreira na bolsa começou aos 22 anos, e não entendia nada do assunto, “mas, quando lá entrei, fiquei fascinado. Adorei aquilo, aquele ambiente frenético, cheio de fumo (…) Ao fim de duas semanas, o meu primo disse-me que eu tinha jeito para aquilo. E convidou-me para trabalhar no escritório dele”.
NOTA: INICIALMENTE PENSAVA-SE QUE SERIA O PEDRO CALEIRA ‘PAI’, MAS, NA VERDADE, É O PEDRO CALDEIRA JUNIOR (FILHO).