GeralVideos

A polémica arrogância de Quintino Aires em relação aos jogos: “são uma droga”

[wp_bannerize group=Geral random=1 limit=1]

 

Hoje no Você na TV, Quintino Aires e Ivan, um historiador em videojogos, foram convidados para falar sobre videojogos, mais propriamente comentar o facto de o psicólogo defender que este divertimento trata-se de uma droga. No entanto o debate foi monopolizado pelo “comentador da casa”….

[wp_bannerize group=Geral random=1 limit=1]

 

Publicidade

5 Comentários

  1. sim também achei exactamente isso, monopolizaçao da conversa por parte do psicologo.. ele simplesmente acha que so os psicologos é que tem direito a opinar sobre videojogos. sendo que qualquer pessoa sem curso superior em psicologia, mesmo que trabalhe a vida toda na area nao pode dar a sua opiniao, quer seja com fundamentos empiricos quer cientificos… que eu saiba o conceito multidisciplinar foi criado para permitir que cientistas de varias areas podem contribuir para uma mesma materia… tb sou psicologa… mas felizmente nao tenho sindrome de Dunning-Kruger como sinceramente parece ter o senhor Quintino Aires.

  2. O Quintino Aires até pode ter sido arrogante na maneira como falou. Até pode ter interrompido o outro entrevistado inumeras vezes. Mas vamos la ver que nada do que ele disse é mentira, tendo argumentado varias vezes e dado vários exemplos. é a mesma coisa que duas pessoas estarem a ter uma conversa sobre construçoes de casas, sendo uma delas um engenheiro civil e outro um vendedor de frutas. Não significa que o vendedor de frutas nao seja competente no trabalho que faz (assim imagino que aconteça o mesmo com o sr. Ivan, senão não era convidado a participar no programa), mas não tem os conhecimentos necessarios para poder argumentar correctamente com aquilo que pensa ou opina. Uma coisa é ter o conhecimento cientifico, outra coisa é conhecer porque diz na internet ou porque o meu vizinho diz.
    O mesmo acontece em relação aos estudos. Em todas as modalidades cientificas, existem varios estudos sobre um determinado tema, e quase com toda a certeza, que existem estudo contraditorios. Porque, como disse o Quintino Aires, se a metodologia nao for a mesma, se a amostra em estudo nao coincidir, os resultados e as conclusões nunca podem ser as mesmas. Não é por acaso, no que toca a termos medicos por exemplo, que determinados estudos digam que falar ao telemovel provoca tumores craneais, e outros digam exactamente o contrario..
    O que aconteceu neste caso, como foi dito no final do video, foi um “erro de casting”, porque, sem tirar o mérito de sr. Ivan, ele nao era a pessoa indicada para falar sobre efeitos psicologicos que os jogos de computador possam ter em crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo