1ª CompanhiaGeral

“Por trás da dureza está um homem cuidadoso”: A homenagem ao implacável Instrutor Chefe Joaquim

No último especial da 1.ª Companhia, o chefe do corpo militar também teve direito a uma carta de agradecimento. Fiel à sua postura, Joaquim foi o que mais conteve as emoções, mas os finalistas não deixaram de elogiar o homem sensível por trás da dureza.

A onda de emoções na véspera da grande final da 1.ª Companhia não poupou ninguém, mas encontrou resistência nos elementos mais rígidos da caserna.

Depois das emoções fortes dos instrutores Andrade e Marques, chegou a vez do Instrutor Chefe Joaquim assumir o centro da parada para ler a carta que lhe foi dedicada pelos recrutas. Fiel à sua postura implacável e serena, foi o militar que mais conteve as emoções durante o momento, mas as palavras sentidas do pelotão deixaram evidente o impacto profundo da sua liderança.

O texto escrito pelos finalistas começou por reconhecer o choque inicial com a exigência do chefe, sublinhando o valor dessa mesma dureza para a evolução individual e coletiva do grupo, “Quando entrámos nesta base não sabíamos que precisávamos de uma personalidade como a sua. Agora temos a certeza que a sua exigência nos fez crescer, a sua convicção fez-nos ter respeito e a sua inteligência ensinou-nos muito mais do que nos passou nas instruções”.

Leia também: Telmo Ferreira recorda José Castelo Branco e Alexandre Frota: “O Zé quebrava a paciência a qualquer um”

Apesar da barreira hierárquica e do rigor constante que marcou as últimas semanas, os concorrentes garantiram ter percebido a verdadeira essência do militar, destacando o seu instinto protetor e analítico que passava despercebido a quem via de fora: “Também sabemos que por trás da dureza que mostra-se está um homem cuidadoso, sensível e muito, muito atento. Obrigada por ter sempre as palavras nos silêncios certos. Obrigada por transmitir confiança no olhar e força na voz”.

Na reta final da carta, os famosos enalteceram o papel fundamental do instrutor nos momentos de maior fragilidade física e mental nas provas de superação.

Leia também: “Um homem inspirador”: A carta emocionante dos recrutas que desarmou o Instrutor Marques

Para quebrar a tensão, o texto terminou com uma nota de humor direcionada à já mítica seriedade do chefe, algo que divertiu o grupo, mesmo que o destinatário se tenha mantido estóico. O instrutor concluiu a leitura com a mesma firmeza de sempre: “Obrigada por ter estado presente em todos os momentos em que achávamos que não íamos conseguir ultrapassar obstáculos. Obrigada por nos mostrar que somos maiores do que os nossos medos. São obrigados que não chegam mas esperamos que mostrem o carinho e admiração que temos por si. PS, ainda estamos à espera de um sorriso porque sabemos que gosta de nós”.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo