PSP já reagiu ao «caso dia da criança em Portalegre»
O dia da criança em Portalegre foi diferente porque a iniciativa da PSP acabou por chocar tudo e todos [ver aqui]. É que as crianças participaram num exercício em que recriaram um confronto entre manifestantes e Corpo de Intervenção.
A PSP já reagiu em comunicado, onde garante que irá “rever no imediato o contacto das crianças com os equipamentos policiais“. A PSP lamenta “o significado que foi atribuído a um mero e redutor flash fotográfico, de uma atividade que traduziu uma brincadeira entre crianças num contexto de interação, que, explicado por adultos responsáveis, desmistificará qualquer significação pejorativa que lhe possa ser atribuída, particularmente se descontextualizada do enquadramento da atividade que era desenvolvida“.
Acrescenta que “não obstante, no contexto dos vários programas de proximidade e interação com a comunidade escolar, a PSP irá rever no imediato o contacto das crianças com os equipamentos policiais”. E que não se estimulou “qualquer ação de conflitualidade ou violência, nem se procurou reproduzir qualquer ação policial operacional“.
[adrotate banner=”15″]