RICARDO AZEDO: “Bacalhau! Nesse não se mexe. Tentei alterar, mas o meu pai não achou graça”
Ao longo de todo o mês, o DIOGUINHO revela em EXCLUSIVO tudo sobre as tradições inesquecíveis dos famosos.
5 de Dezembro de 2025. Já só faltam 19 dias para a chegada do velhinho das barbas brancas!
Repórter e comentador da CMTV e NOW, figura popular da ‘Noite das Estrelas’. Fez também sucesso no projeto ‘Oh filhos, Calem-se’, videocast da revista ‘Nova Gente’, ao lado do amigo Viriato Quintela, confidenciou-nos como, em família, passa esta quadra brilhante.
Como é a tradição da sua família no Natal?
A tradição vai-se adaptando, conforme os anos vão passando e a família vai mudando a sua configuração. Há membros a ir embora e outros a nascer. Há coisas de que não abdicamos: bacalhau na consoada e peru recheado ou cabrito assado no dia de Natal. Depois há uma mudança desde que fui para a CMTV, porque trabalho na noite de 25 de dezembro. Os presentes abrem-se à meia-noite do dia 24. Sempre. E não há uma ordem. Vamos tirando debaixo da árvore e dando a quem pertence. No Natal, a cozinha está por minha conta.
Gosta mais de dar ou de receber presentes?
Os presentes que me oferecem raramente são surpresa. Porque já os escolhi previamente! Não gosto que me ofereçam coisas que não preciso. Então canalizo sempre as ofertas para aquilo que quero mesmo. Mas adoro dar presentes. Faço sempre grandes surpresas e grandes embrulhos. Adoro ver a reação das pessoas ao abrirem o que lhes escolhi.
Qual foi o Natal mais especial?
Tive muitos natais especiais. Felizmente. Quando os meus avós paternos eram vivos e o Natal era mais alegre. Depois da morte deles, a família separou-se e começámos a criar novas tradições. O mais especial de todos foi o primeiro em que o meu sobrinho esteve, quando nasceu. Foi uma alegria renovada.
Come o bacalhau com todos ou prefere outra receita alternativa?
Bacalhau com todos. Nesse prato não se mexe. Já tentei fazer alterações mas o meu pai não achou graça. Pelo que, na ementa da ceia de natal estamos proibidos de mexer. Mas eu adoro. Sabe a Natal.
Para si, o Natal é….?!
Família reunida. Alegria. Confusão. Nós somos muito barulhentos. E não vivemos perto. Então aproveitamos o Natal para matar saudades. Comemos muito. Vemos filmes de Natal. E rimos sempre muito. A minha família é extremamente bem disposta.
Desejos para 2026?
Chegamos a uma idade em que o desejo de continuar a ter saúde é prioritário. Quando somos mais novos, não ligamos tanto a isso. Por isso, saúde, mais trabalho. Gostava muito de ter um projeto novo, paralelo à ‘Noite das Estrelas’, onde desejo continuar porque adoro lá estar. E, menos pessoas tóxicas à minha volta – este é um dos grandes desejos para 2026.
Como vai ser este Natal e passagem de ano?
O Natal vai ser com a família do Tiago ( de Castro, o marido) e alguns amigos. Este ano, a minha família trabalha pelo que não vamos conseguir estar juntos. Isso entristece-me um pouco. Mas é a vida. A passagem de ano ainda está a ser programada e pensada. Mas, provavelmente, será em minha casa com amigos próximos.