Na parte final da Gala do Dilema, o comentador Ricardo Martins Pereira, fez a sua análise ao jogo de David Mesquita.
Recordo que David Mesquita foi expulso, e ao digital da TVI comentou “Eu precisava de ficar mais tempo, mas queria sair agora. Eu já tinha muitas saudades da minha família. Eu fiz o que tinha a ser feito”.
David, eu acho que foste um jogador muito fraco no dilema, não tem nada a ver com aquilo que tu és enquanto pessoa, tem a ver com aquilo que tu foste enquanto participante de um programa. Acho que foste absolutamente invisível nas primeiras duas semanas. Era preciso, de facto, ver o canal 24 para perceber que tu estavas lá porque nos três programas diários que passavam não havia nenhuma imagem tua e de facto nós que acompanhávamos o programa 24 horas percebíamos que tu estavas lá e que existias, mas tu nunca te metias em nada, eu acho que tu dizes aqui uma frase que reflete um bocadinho aquilo que tu és, e é uma coisa na qual eu me revejo também, que é tu não quereres magoar ninguém, mas nós, quando temos a preocupação de não querer magoar ninguém, acabamos por também não ter opinião sobre as coisas. E nós não vimos, não devíamos tomar posições e ter opinião sobre praticamente nada.”
CONFLITO COM O DAVID DIAMOND
“entraste num conflito final agora com o David, onde tu também disseste uma coisa que não é verdade, disseste uma coisa que querias falar com ele e que lhe disseste vamos falar à homem, isso não é verdade, nós depois vimos as imagens e não aparece essa parte do ao homem, portanto eu acho que isso também, eu sei, aparece a parte em que ele vira costas, mas tu quando estás a contar a história, tu contas a história quase parecendo uma coisa que de facto não é, mas eu acho que não ganhaste nada com esse confronto com o David e acabaste por passar uma imagem um bocadinho diferente daquela que tinhas passado até então.”