GeralSecret Story 3

A vida dramática de Joana

Joana Diniz foi obrigada a crescer rápido, não em altura – porque nem um metro e meio tem – mas em maturidade.

Aos oito anos, a concorrente de Secret Story 4, natural de Vila Franca de Xira, já era tratada como uma mulher “A Joana tornou-se mulher muito cedo. As pessoas achavam graça que ela com oito ou nove anos estivesse a vender peixe na banca”, relembra Lurdes Diniz, mãe da jovem.

[wp_bannerize group=Geral random=1 limit=1]

 

Toda a família da concorrente está ligada ao mar e às suas tradições, que foram passando de geração em geração. Os bisavós já eram pescadores e este modo de ganhar a vida manteve-se até hoje na família. “A minha mãe, aos 16 anos, juntou-se com o meu pai e os dois foram viver para um barco. Tanto que os meus dois irmãos nasceram nesse barco“, recorda a mãe de Joana.

Quando questionada se a família passou necessidades, Lurdes dá graças a Deus por isso nunca lhe ter acontecido. Porém, o mesmo não se pode dizer dos avós maternos de Joana: “Antes de casarem, os meus pais passaram muitas necessidades e a minha mãe até passou fome quando era miúda. Ela costumava contar-nos essas histórias com as lágrimas nos olhos. Com oito ou nove anos, o meu avô obrigava a minha mãe a trazer o barco a remos. Foi uma vida muito dura e a minha mãe sofreu muito. Entretanto, casou com o meu pai e, graças a Deus, nunca deixou os filhos passarem necessidades. Não tínhamos fartura, mas também não faltava comida na mesa. Se não havia peixe, ela ia à amêijoa, se não havia, ia à lambujinha, se não havia., ia. para o campo apanhar tomate, ou meão. Não podia era faltar-nos comida. Não podia ter pedido dois pais mais maravilhosos.”

Pelos vistos, foi a esta avó dedicada que Joana Diniz puxou.  “Ela sai à avó. Era uma mulher de armas e era ela o homem da casa. A Joana é aquilo a que chamo uma varina autêntica. Foi educada pela minha mãe, apesar de ter estado sempre muito presente, e era muito agarrada ela. Desde pequenina, habituada a trabalhar, a mexer, a ir para a venda, a ser muito resoluta tanto com a casa como com a alimentação ou a tratar da roupa. Aos cinco anos, já ia pescar com a avó e chegava mesmo a dormir no barco com ela. Aliás, a minha filha foi praticamente criada no barco dos meus pais”, revela Lurdes que, apesar de garantir que foi uma vida muito dura, já sente algumas saudades dela

Lurdes e Joana continuam a vender peixe na banca do Mercado de Vila Franca de Xira, mas já não se fazem ao mar como antes. A avó Marlene faleceu há sete anos e essa prática morreu com ela.

[wp_bannerize group=Geral random=1 limit=1]

 

Publicidade

3 Comentários

  1. Pelo que percebi os avós tiveram uma vida difícil, não ela, mas pronto fica sempre bem o papel de coitadinha nestas coisas, pena é que quem a conhece sabe que de coitadinha não tem absolutamente nada, nem boa pessoa é

  2. Por momentos assustei-me, não vejo a casa dos segredos não estava ao corrente que havia uma concorrente com o meu nome. Quantas vezes acontecem destas na vida????

  3. O ela começar a trabalhar cedo ,não dá o direito de ser prepotente ,arrogante ,sem escrupúlos .Porque eu também comecei a trabalhar cedo e nunca usei semelhante linguagem .Pois a Joana e o Luis eram os meus preferidos ,mas as atitudes dela foram cada semana que passasse descanvava .Quanto a ela querer-se fazer passar por uma menina púdica ,não atira areia para os olhos de quem sabe ver .Ela rossava.se em cima de muitos concorrentes ,infelismente o Luis apaixonou-se por ela e só por dizer que houve umas brincadeiras ,o que ainda começou sempre a pensar que resultava um grande Amor ,ela nem se apercebeu que estavam num jogo . O Luis não precisava de ter sido a Joana a escolhê-lo como finalista ,ele chegava lá ,como pessoa educada e devertida ,ele seguiu a educação dos Pais enquanto a Joana usa a educação do tempo .E como se não bastasse junta -se nas ultimas 2 semanas conseguiu colocar tudo contra o rapaz ..Que isto te sirva de exemplo ,aprender a não pensares que o Mundo gira á tua volta .De quem tenho pena é da tua Mãe ,porque ela deve se sentir envorgonhada contigo ,pois eu tenho 2 filhas e dois fiilhos e se eles tivessem essa postura ,,eu partia-lhes a cara toda !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo