Rita Pereira já acabou as gravações da novela da TVI, ‘Quero é Viver’, e mudou radicalmente o visual.
Só que a atriz da TVI, Rita Pereira, está a ser muito criticada após a mudança à sua imagem de forma a fazer o luto à personagem. Está a ser acusada de ‘apropriação cultural’.
Alguns dos comentários nas redes: “Farta dessa Rita Pereira. Isso chama-se apropriação cultural caramba!” ou “Farta de não ter ninguém que lhe diga que ela só parece palhaça com tanta apropriação”.
O companheiro de Rita Pereira, Guillaume Lalung, já saiu em sua defesa, “Tu és linda meu amor O facto de ela ter dreadlocks não significa que ela está a tentar apropriar-se da cultura”.
Rita Pereira surge a cantar, ‘Sou Filha da Tuga’ – da cantora Irma, e levou com um comentário, que respondeu logo a seguir, “[…] querida, essa descrição da música não faz sentido nenhum. Tu não és preta para os brancos, vocês nunca vão ser pretos, nunca, e nunca vão saber o que é ser preta principalmente aqui em Portugal”.
A atriz da TVI não gostou e respondeu: “Mas quem disse que sou preta para os brancos?! Estou a cantar, não estou a dizer que eu sou a letra desta música. Não sou preta, eu sei, nunca o serei, eu sei, mas admiro a cultura, vivo a cultura desde que nasci, defendo e respeito. Não entendo realmente este ataque“.
A polémica foi notícia em Angola e Rita Pereira já reagiu: “Obrigada aos 340 comentários de angolanos a defenderem-me. Continuarei com as minhas twist lindas até me apetecer, honrando a cultura africana com todo o respeito e admiração que tenho pela mesma“.