Geral

Ruy de Carvalho reage após sofrer AVC aos 98 anos: “Estou farto de estar parado”

Prestes a completar 99 anos, o artista já está em casa a recuperar. Ruy de Carvalho elogiou os colegas que o substituíram na peça 'A Ratoeira', mas deixou a promessa de regressar assim que recuperar a autonomia física.

Ruy de Carvalho, prestes a completar uns impressionantes 99 anos, enfrentou recentemente um novo desafio de saúde ao sofrer um ligeiro AVC, mas a sua determinação mantém-se inabalável.

Já no conforto do seu lar, o decano dos atores portugueses concedeu uma entrevista à TV Guia onde garantiu que a reforma não faz parte dos seus planos, mesmo após este susto.

Questionado sobre se esta experiência alterou a sua visão sobre o tempo e o trabalho, o ator respondeu com a resiliência que o caracteriza, admitindo a impaciência da convalescença. Ruy de Carvalho confessou: “Já apanhei vários sustos. Das outras vezes era mais novo, o que ajudou. Desta vez, estou farto de estar parado. Estive muito tempo deitado e isso eu não gosto”.

O artista relembrou batalhas de saúde passadas, muito graves, para justificar a sua esperança e vontade férrea na recuperação total e ainda afirmou perentoriamente: “Nunca se deve desistir. Não desisti quando tive cancros, agora, também espero conseguir dar a volta. O trabalho, o Teatro é que me dá vida”.

Sobre os sentimentos que o assolaram durante o internamento, e se sentiu medo ou serenidade, Ruy de Carvalho foi pragmático na sua resposta.

O ator assegurou: “Não pensei nisso. Só queria que acabasse. Só quero voltar a ter a minha autonomia e vou voltar”. Para Ruy, o palco continua a ser, “sem dúvida”, o seu lugar de cura, e fez questão de esclarecer a situação da peça A Ratoeira, na qual estava em cena antes do incidente.

Ele explicou que o espetáculo continuou graças à solidariedade dos pares: “A peça não foi cancelada. Parou alguns dias e depois os meus queridos colegas Virgílio Castelo e João Didelet substituíram-me“.

A terminar, Ruy de Carvalho deixou a porta aberta para um regresso triunfal às tábuas, dependendo apenas da sua evolução física e da vontade da produção. O ator prometeu: “Se tudo correr como espero e conseguir fisicamente, e ainda quiserem, lá estarei de novo”.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo