Pedro Abrunhosa está envolvido em polémica após tecer duras críticas à invasão da Rússia à Ucrânia.
Durante o festival ‘AgitÁgueda 2022’, no passado dia 2 de julho, o cantor atirou: “Vladimir Putin, ‘go fuck yourself’”.
Nas redes sociais, a Embaixada da Rússia em Portugal disse que irá retirar as conclusões das palavras do cantor, e que ele ter dito “várias coisas grosseiras e inaceitáveis sobre os cidadãos da Federação da Rússia”.
Ainda referem, “As suas palavras, indignas do homem de cultura que ainda por cima representa o país, que está a se manifestar abertamente contra qualquer tipo de ódio e discriminação, foram ouvidas”.
Pedro Abrunhosa sentiu-se intimado pela Embaixada da Rússia e solicitou ao governo português face a esta situação. “A minha voz é a voz dos portugueses”, disse numa entrevista à TVI.
São José Lapa, conceituada atriz e protagonista da novela “Quero é Viver” (TVI), reagiu no Facebook: “A minha voz NÃO é a tua voz Pedro Abrunhosa… aliás tu NUNCA tiveste voz… nunca! Quanto ao resto bem podes dizer vitupérios nos teus concertos… estou-me nas tintas se até as Pussy Riot já se tornaram pornográficas..força!” (aqui).
Esta terça-feira, 26 de julho, São José Lapa fez uma nova publicação sobre o assunto: “Em 2022 a guerra estar às nossas portas ter feito milhões de desalojados em fuga sem casa milhares de mortos é ABSOLUTAMENTE inacreditável absolutamente DESUMANO. EXECRÁVEL o PUTIN e toda a sua corte, EXECRÁVEIS TODOS os que contribuíram para que se chegasse a este estado de desumanização“.
“Por cá o cantor Pedro Abrunhosa sempre se manifestou politicamente nas seus concertos sobre A B ou C situações …agora ter a lata de o fazer dizendo que ERA A VOZ DOS PORTUGUESES …alto aí… nem aos partidos eu deixo que as minhas opiniões se diluam nos suas várias retóricas quanto mais a um cantor que compôs muitos êxitos de canções de amor mas que VOZ nunca teve. Talvez um pouco de contenção em vez de deitar tamanhas ACHAS para a fogueira Pedro Abrunhosa…as canções vendem se na mesma…ok“, acrescentou.
São José Lapa foi entrevistada no “Jornal das 8” (TVI) desta quarta-feira, 27 de julho: “O que eu queria dizer é o que está lá escrito“, começou por dizer. “Falar da guerra é um tema fortíssimo, é um tema horrendo. Agora, a silly season traz essas coisas. O Pedro Abrunhosa não pode falar pela voz dos portugueses todos… e tem pouca. Como todos sabemos, o Pedro Abrunhosa não tem voz“, atirou.
“Eu não sou do PCP, nunca fui do PCP. Não tenho nada a ver com a Embaixada da Rússia, nem com os russos, nem com o Putin“, garantiu.
São José Lapa não concorda com o facto de Abrunhosa ter pedido uma posição do Governo: “Uma pessoa assume aquilo que diz, sem qualquer medo. Eu não me iria meter a pedir tomadas de posição. A pessoa é responsável por aquilo que diz“.
“Não quero mal ao Pedro Abrunhosa, de maneira nenhuma. Foi uma ‘private joke’ dizer que ele não tinha voz“, rematou.
Leia Também: Noémia Costa lança farpas aos colegas: “há pessoas que fazem coisas muito feias…”