1ª CompanhiaGeral

“Se em algum momento perderem o norte, vão buscar esta bússola”: A emocionante despedida do Instrutor Andrade

Antes de se despedir definitivamente do pelotão, o instrutor ofereceu uma bússola a cada recruta. A iniciativa serviu para marcar o fim das instruções e garantir que as boas memórias os façam sempre "retornar ao bom caminho".

A apenas um dia da grande final, as despedidas sucedem-se e o Instrutor Andrade decidiu marcar o fim da sua jornada com os recrutas de forma profundamente simbólica e emocionante, recorrendo aos ensinamentos militares para deixar uma verdadeira lição de vida aos finalistas.

Numa última reunião na parada, o instrutor explicou o propósito deste derradeiro encontro, revelando que a instrução final fugiria à regra do esforço físico ou da tática estrita a que os famosos foram sujeitos ao longo das últimas semanas. O Instrutor Andrade começou por enquadrar o momento: “Recrutas, como estamos a chegar ao final, tomei a iniciativa, pedi ao nosso comandante, para uma instrução final de topografia. Obviamente não é uma instrução técnica, é uma instrução para marcar o final destas instruções”.

A verdadeira intenção desta inusitada aula de topografia era puramente metafórica, visando preparar os concorrentes para o embate com o mundo real após o longo período de isolamento e disciplina férrea.

Leia também: “É horrível dizer-se que está a ser feita história, mas eu acho que está”: V+ Fama analisa caso Epstein

O militar fez questão de sublinhar a importância de reterem as aprendizagens que adquiriram durante o programa: “Nesse sentido, e como é óbvio, o título da instrução é metafórico, quero que vocês se orientem na vossa vida, quero que utilizem os conhecimentos práticos, teóricos e tudo aquilo que aprenderam de bom nestas instruções e nas restantes”.

Para materializar este conselho, o Instrutor Andrade surpreendeu o grupo com uma oferta especial e carregada de significado para cada um dos recrutas, entregando-lhes um objeto que representa a essência da orientação.

Leia também: Joana D’Arc dá o braço a torcer perante Instrutor Marques: “Tenho que admitir que tem razão, não perdi a identidade”

Com um tom paternal e focado no futuro dos concorrentes, o instrutor concluiu o seu discurso: “E, pelo simbolismo, vou chamar um a um e vou entregar uma bússola a cada um para que vocês guardem durante a vossa vida e se em algum momento perderem o norte, vão buscar esta bússola e vão lembrar-se dos nossos ensinamentos, todos os instrutores e tentam, novamente, orientar-se e que nada fique para trás e que as boas memórias vos façam retornar ao bom caminho”.

aqui as imagens

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo