Secret Story – Fábio Daniel desiste e é revelado o segredo “pobreza extrema”
Fábio Daniel tinha o segredo "vivi em pobreza extrema numa casa com ratos e cobras"

Fábio Daniel, 29 anos, natural de Marco de Canaveses, desiste da Casa dos Segredos 9. Nem 24 horas durou na casa mais vigiada do país. Ele explicou tudo aqui.
Acabou por revelar o seu segredo: “vivi em pobreza extrema numa casa com ratos e cobras”, e explicou tudo.
Quando questionado por Cristina se não teria medo de a mãe ficar triste com a desistência, respondeu com serenidade: “Eu sei que ela me vai compreender, porque a minha mãe sempre me apoiou em tudo. É graças a ela que eu sou a pessoa determinada que sou.”
Depois explicou o seu segredo, “Vivi em pobreza extrema, numa casa com ratos e cobras (…) Desde que nasci, fui do hospital para essa casa. Vivi lá até perder o meu pai, aos 21 anos. O meu pai tinha uma doença do coração que não lhe permitia trabalhar. E nós vivíamos numa casa de campo que é daquelas casas antigas, ainda com o cal, nessas pessoas ainda se lembram do que é cal e a areia nas paredes que caem as janelas de ferro. Tinha-se uma casa de banho minúscula, no início não a tínhamos. No início não a tínhamos, mas depois, na altura a pessoa, o senhoria e eu depois fizemos uma casa de banho pequenina lá dentro.”
Apesar de tudo, nunca passaram fome, graças à resiliência da mãe. “Vivíamos com 300 euros por mês. Um terço ia para a renda. A minha mãe é uma guerreira.”
O sonho de estudar foi a sua forma de quebrar o ciclo. “Sempre quis saber mais. Queria explorar.” Com bolsas, conseguiu entrar na universidade, onde terminou o curso com média de 19 valores. Orgulhoso, mas também consciente: “Era eu que criava a expectativa. Eu obrigava-me a cumpri-la.”
A entrada no reality show tinha também como objetivo ajudar a mãe com o prémio final de 250 mil euros. Mas rapidamente percebeu que nada compensaria a angústia da distância: “Será que os 250 mil euros vão fazer diferença? Prefiro estar junto dela e consegui-los de outra forma.”
Antes de sair, revelou ainda que tinha regressado ao Porto, abandonando o emprego, apenas para estar mais próximo da mãe. “Eu nunca lhe disse isto, mas é verdade: queria estar fisicamente perto dela, acompanhá-la.”
Cristina Ferreira não escondeu a emoção: “Tenho mesmo muita pena que o Fábio desista. Apostei muitas fichas em si. Ia ser um extraordinário concorrente, mas hoje mostrou ser um extraordinário filho.”