![Sofia Ribeiro na SIC mostra-se 'revoltada' com a justiça! Vítimas de violência doméstica sem proteção](https://dioguinho.com/wp-content/uploads/2025/02/sofia-ribeiro-780x470.jpg)
No programa ‘Estamos em Casa’ da SIC, apresentado por Andreia Rodrigues, uma das convidadas foi Sofia Ribeiro, a atriz que protagoniza a novela ‘Senhora do Mar’.
Na trama, Sofia Ribeiro interpreta “Joana”, uma personagem que é vítima de violência doméstica. Acabou por confessar a Andreia Rodrigues que ainda hoje é muito contactada por vítimas, “aliás, são muitas as mulheres que me escrevem hoje ainda a propósito desta personagem.”
Acaba por revelar um pouco do que lhes confidenciam, “Dizem-me desde tudo, desde que ainda hoje estão a tentar ver-se livres e libertas de agressores e que a nossa justiça, a nossa lei, não as protege. Dizem-me que se reviam na Joana [personagem] e que choraram e riram com ela e que também conseguiram dar a volta por cima. Dizem-me as mais variadíssimas coisas, mas sobretudo que passam por momentos muito difíceis e que era bom que quem comanda o nosso país olhasse para isto, porque de facto os números são assustadores.”
Lamenta a falta de eficácia da justiça, “não morrem só mulheres, morrem homens também, mas sabemos que é um número muito pequeno comparativamente. Portanto, é necessário que se faça alguma coisa”, realçando o papel da novela, “e haver uma novela, porque eu acho que as novelas não têm só o papel de entreter, têm também o papel de, de alguma forma, falar de temas importantes, de despertar consciências, de alertar para os problemas da nossa sociedade.”
As grandes dicas que Cinha Jardim deu a Miguel Vicente para o jogo no Desafio Final