1ª CompanhiaFamososTVI

Soraia Sousa dá ‘puxão de orelhas’ a Rui Freitas na 1ª companhia

Soraia Sousa isola Rui Freitas no braço de ferro da 1.ª Companhia

Depois da tempestade com Andrea Soares, Soraia Sousa tentou chamar Rui Freitas à razão e o resultado foi um diálogo de ‘surdos’ que expôs a fratura irremediável na equipa da “1.ª Companhia”.

A disciplina militar exige mais do que força física; exige a contenção do ego e, após o confronto aceso com Andrea Soares, foi a vez de Soraia Sousa tentar desmontar a postura defensiva do colega, numa conversa marcada pela tentativa de impor o conceito de “nós” sobre o “eu”.

Soraia não hesitou em apontar as falhas de planeamento e a falta de abertura de Rui, que por sua vez, quando confrontado com os erros da última tarefa, o recruta tentou refugiar-se na sua competência técnica: “Eu sei o que estava a dizer desde o início, eu sei como é que se faz isto“, afirmou. A resposta de Soraia foi curta e incisiva: “Nós também.

O diálogo rapidamente descambou para a incapacidade de Rui em aceitar críticas sobre o método de trabalho: “Eu não disse nada, mas havia uma boa ideia. Nós tínhamos tempo para fazer estas coisas. Houve enganos… Não interessa, porque a seguir podes ir ver isso e acrescentas aqui. Antes de começares, devias ter feito isto“, explicou Soraia, tentando focar-se na solução e não no problema.

Perante a insistência de Soraia, Rui Freitas tentou desviar o foco do argumento para a forma, pedindo à colega que não discutisse. Soraia, mantendo o tom mas elevando a clareza, refutou a acusação de agressividade e centrou o debate na sobrevivência do grupo: “Eu não estou a dizer isso. Estou a dizer que nós éramos quatro. Como é que três se conseguiram entender, sendo que eles estavam a fazer coisas com as quais eu também não concordava e aceitei? Aceitei porque sei que chegamos todos ao mesmo de formas diferentes.

O momento mais crítico da conversa surgiu quando Soraia Sousa verbalizou o que todos na caserna pareciam sentir: a falta de respeito no trato pessoal. Perante o murmúrio de Rui de que “ninguém ouve“, Soraia fechou o capítulo com uma sentença definitiva sobre o comportamento do recruta para com Andrea: “Não, nós estávamos a ouvir os três…

Sondagem 1ª Companhia na quarta semana: Vota aqui para salvar

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo