Tetracampeã mundial assume homossexualidade
Isabela Sousa é uma atleta de bodyboard brasileira a viver em Portugal há quatro anos, no Estoril Praia desde 2018, tendo sido bicampeã da modalidade em 2012 e tetracampeã em 2016.
No passado dia 30 de junho, a desportista escreveu no Instagram: “Embora tenha sempre reservado esse espaço do Instagram para a minha vida profissional, este momento é especial: sim, eu gosto de meninas“.
Em entrevista à agência Lusa, Isabela Sousa explicou que nunca escondeu da família e amigos e foi vivendo “situações de preconceito” por parte de outros atletas ou marcas/patrocínios.
“Não diz respeito a ninguém o que eu faço, mas o facto de eu ter passado por algumas coisas achei importante assumir-me, mas mais para normalizar isso porque apesar de não dizer respeito a ninguém, ainda é preciso“, afirmou.
A confissão da sua orientação sexual teve reações contrárias: “Teve gente que me começou a seguir justamente nesse dia e teve gente que deixou de me seguir“.
“Só temos a agradecer à Isabela Sousa por este ato de coragem que pode ser tão significativo e impactar tantos e tantas jovens no mundo do desporto que neste momento ainda se sentem sozinhos, ainda se sentem isolados e incapazes de experienciar as suas vidas na plenitude das suas identidades“, disse Ana Aresta, presidente da ILGA.
Leia Também: Convidado do Telejornal irrita-se em direto: «Isto é uma grande confusão»