TODA A HISTÓRIA! Inês Lopes Gonçalves é que foi a autora de ‘Extremamente Desagradável’. “Inimiga Nº 1″ dos Anjos planeia reforma em 2027 numa casa com vista para o Dragão”
"Felizmente não sou a Cristina Ferreira!" O DIOGUINHO elaborou uma breve biografia da humorista do momento, novamente nomeada para os Globos de Ouro. Faz 40 anos em Janeiro, é filha de um historiador e romancista e irmã de um filósofo e crítico de cinema.

Afinal, não foi Joana Marques quem criou o nome do podcast mais famoso de Portugal. Antes de trabalhar na Rádio Renascença, a ré do julgamento em que os irmãos Rosado pedem-lhe uma indemnização de 118 mil e 500 euros esteve na Antena 3.
Foi na emissora estatal que nasceu o nome ‘Extremamente Desagradável’: “Foi a Inês Lopes Gonçalves, fica aqui a merecida homenagem. Ela tem muito talento para títulos (e para muitas outras coisas, é uma artista polivalente, sou mesmo fã). Antes de me estrear na Antena 3, num novo programa da manhã que ela já fazia com o Luís Oliveira e a Ana Markl, apresentei-lhes o conceito da rubrica, mas faltava-me o nome. Tenho muita dificuldade com nomes. Seja para filhos ou trabalhos”, revelou em entrevista.
A colaboradora de Ricardo Araújo Pereira no ‘Isto é Gozar com Quem Trabalha’, da SIC, entra nos “enta” a 3 de Janeiro de 2026. Apesar de ter apenas 39 anos, já decidiu o futuro. No seu perfil da Renascença, Joana desvenda que planeia reformar-se em 2037, aos 51, e “comprar casa com vista para o Dragão”.
É licenciada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e começou a trabalhar como guionista em 2007. Em 2012, criou e apresentou o programa ‘Altos e Baixos’, do Canal Q, canal por cabo das Produções Fictícias, juntamente com o marido, Daniel Leitão. Em janeiro de 2019, iniciou o percurso de sucesso na Rádio Renascença.
Joana Marques é filha do historiador e romancista João Pedro Marques, e irmã de Vasco Baptista Marques, filósofo de formação e crítico de cinema do jornal Expresso. É casada desde 2014 e tem dois filhos: Xavier, de oito anos, e Nicolau, de quatro. Aliás, o mais novo completa o 5º aniversário nesta sexta-feira, 25 de Julho. Apesar das inúmeras mensagens de ódio, onde lhes chamam “casal inestético” e “aberração”, Daniel Leitão e Joana são os primeiros a brincar com a diferença de estatura – ele tem possui 1,98 m, ela 1,53m).
A companheira de Inês Lopes Gonçalves e Ana Galvão n’ ‘As Três da Manhã’ está outra vez nomeada para os Globos de Ouro, na categoria Digital, galardão que já recebeu anteriormente e por duas vezes, em 2022 e 2023. Esta será a 29ª edição, já agendada para 28 de setembro na SIC.

“Até à quarta classe tinha uma estatura média, mas depois estagnei. Moral da história: é melhor aproveitarmos enquanto somos grandes, porque nunca sabemos quando é que isso acaba! Fui colecionando inimizades nas caixas de comentários e amizades em estúdio”, refere, divertida. E o futuro? “Em 2037 tenciono comemorar 25 anos de rádio. E depois, então, reformar-me e comprar uma casa com vista para o Estádio do Dragão”.
Conhecida e reconhecida em Portugal, Joana Marques diz que tem “uma fama muito relativa”: “Não sou, felizmente (ou não, dependendo da perspetiva) a Cristina Ferreira. Não gostava nada de ter uma dessas famas interplanetárias (dentro deste universo fascinante que é Portugal). Portanto, o que tenho é uma quantidade razoável de gente que segue o meu trabalho, o que é ótimo, para não falar para o boneco, e alguns encontros simpáticos na rua, às vezes nos sítios mais inesperados, nada mais”, esclareceu à Comunidade Cultura e Arte.