TVI alvo de nova queixa! MDM apresenta queixa na ERC contra o ‘Dois às 10’: Acusa programa de fazer “gracejos” com violência doméstica
O Movimento Democrático de Mulheres apresentou queixa na ERC contra a TVI. Em causa estão comentários no programa 'Dois às 10' que, segundo o MDM, banalizam a violência doméstica.
O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) recorreu às redes sociais este sábado, dia 29 de novembro, para tornar pública a sua queixa formal contra a TVI.
O alvo das críticas é a rubrica de “Atualidade Criminal” do programa Dois às 10, especificamente a emissão do passado dia 20 de novembro, que o MDM acusa de tratar um “crime de extrema gravidade” com “gracejos” e “rábulas”.
No comunicado divulgado, a organização sublinha que a violência doméstica é um flagelo sério, apontando dados alarmantes: “Mais de 25 mil ocorrências de violência doméstica nos primeiros nove meses de 2025, 24 mulheres assassinadas entre janeiro e novembro”.
O MDM acusa o formato conduzido por Cristina Ferreira e Cláudio Ramos de, nessa emissão específica, ter promovido um discurso perigoso. “O programa chega a inverter o papel das mulheres no contexto da violência doméstica e a lançar insinuações sobre o alegado uso de queixas falsas como ‘arma de arremesso’ em processos de divórcio”, pode ler-se na nota, que critica a postura de transformar o estúdio num “tribunal” onde o foco é desviado para a suspeita sobre as vítimas.
Para o movimento, esta abordagem “banaliza e relativiza aquele que é o crime com maior incidência em Portugal”, contribuindo para a normalização da violência.
Perante isto, a associação decidiu agir junto das instâncias reguladoras: “O MDM apresentou queixa à ERC e exige da TVI retratação pública e responsabilização”, rematou a organização, apelando a um maior rigor e sensibilidade da comunicação social.
Ver esta publicação no Instagram