Geral

TVI condenada em tribunal pelo IRA: “7 anos depois”

Intervenção e Resgate Animal [IRA], venceu a TVI, Ana Leal e André Ramos ao fim de 7 anos.

O IRA (Intervenção e Resgate Animal), lançou um comunicado após ter vencido em tribunal a TVI e uma reportagem de Ana Leal e André Ramos.

Em causa está uma reportagem de 2018, em que colocavam o IRA como uma organização ‘criminosa e terrorista’ e ainda com ligações à extrema-direita.

COMUNICADO

Em 2018, os jornalistas André Ramos e Ana Leal lançavam uma reportagem na TVI afirmando que o IRA se tratava de uma organização criminosa e terrorista, com ligações à extrema-direita.

Publicamente e de forma sucessiva, repetiam as acusações nos diversos formatos da estação televisiva, replicando-se noutros canais de televisão, jornais e revistas.

Manipulando imagens e descontextualizando conteúdos do IRA, mostraram ao país inteiro uma reportagem difamatória e com claros intuitos destrutivos contra a nossa instituição.

Imediatamente vários partidos políticos exigiam explicações e a actuação das autoridades policiais e judiciárias para PRENDEREM os supostos criminosos que constituíam o IRA.

Hoje, 02 de Maio de 2025, 7 anos depois… A juíza do tribunal da Comarca de Lisboa considerou que os comportamentos destes jornalistas violam a legis artis e as regras jornalísticas a que estavam adstritos, pelo que são responsáveis pela amplificação dos danos produzidos pela reportagem, logo, estes jornalistas e a TVI foram CONDENADOS pelo jornalismo sensacionalista, tendo sido a TVI solidariamente responsável ao pagamento global de 12.000€ ao IRA e respectivo Presidente.

Esta foi uma clara vitória contra a estação televisiva e contra o jornalismo encomendado, trazendo a VERDADE e LIMPANDO RELIGIOSAMENTE a imagem intencionalmente deturpada do IRA. A todos os que sempre acreditaram em nós e estiveram do nosso lado, celebramos esta vitória convosco.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo