TVI. Gonçalo Quinaz defende Vera Santos e denuncia clima tóxico: “Levaram esta mulher quase ao desespero”
Após os ataques a Vera Santos, o ex-futebolista apontou o dedo a Dylan e companheiros, acusando-os de “machismo, homofobia e violência psicológica”.

Em direto na TVI, Gonçalo Quinaz, ataca duramente o Dylan após alguns ataques à Vera Santos, o que culminou em 4 chapadões.
“Eu não me defendo, nem sou apologista da violência física, obviamente, mas também não sou da violência psicológica e acho que aquilo que têm vindo a fazer à Vera, os comentários, o falarem constantemente das filhas… eu acho que esta reação seria a reação que se calhar qualquer mãe teria naquele momento”, disse o comentador TVI, sublinhando de imediato, “E, com isto, não estou a defender a ação dela.”
O comentador garantiu que ultrapassaram todos os limites aceitáveis dentro do programa. Quinaz referiu-se em particular às imagens transmitidas no “24 horas”, nas quais, diz, se ouviram comentários “de teor ofensivo e humilhante” sobre a concorrente e a sua família.
“Atenção, porque há duas coisas. Não defendo a ação, mas consigo compreender, porque aquilo que nós vimos nas VTs, aquilo que quando estou a ver o 24, eu ouço dizer da Vera, que já tinha ouvido dizer da Liliana, aquilo que ouço dizer da Vera, com mais gravidade, porque é constantemente a dizerem que os filhos vão sentir vergonha de ver a mãe”, destacou.
Gonçalo Quinaz recordou ainda um momento específico em que um dos concorrentes, Dylan, terá feito comentários sobre a orientação sexual de Vera, questionando o impacto disso nas filhas da participante, “Ontem o Dylan, numa das VTs, diz que o que é que aquelas duas crianças, menciona até a idade, vão pensar da mãe ao vê-la com uma mulher. Eu não sei até que ponto, e não quero levantar aqui bandeirinhas, porque já há tantas bandeiras a serem levantadas, até que ponto isto não roça aqui um bocadinho um comentário homofóbico”, afirmou, visivelmente incomodado com o tom das observações.
Para o ex-futebolista e comentador, o que se está a passar ultrapassa os limites do jogo e toca em temas sérios como o machismo, a homofobia e a violência psicológica, “É lamentável a forma como levaram esta mulher quase ao desespero em relação a todos os comentários”, afirmou, antes de deixar uma crítica direta e contundente aos concorrentes envolvidos: “O que eu sinto em relação a estes rapazes, se é que podem ser considerados como tal, é vergonha alheia, porque eles têm tudo aquilo que eu recrimino num homem, atos machistas, comentários homofóbicos. São dois tacanhos autênticos, uma mentalidade muito retrógrada.”