“Vejo verdadeiros soldados de elite”: Comandante Moutinho emociona finalistas da 1.ª Companhia
Moutinho e Marques reuniram as tropas para um balanço emotivo. O Comandante destacou que liderou pelo exemplo e afirma que, ao ver os concorrentes marchar, vê "determinação" e uma postura que vai além de militares normais.
A noite desceu sobre a parada da 1.ª Companhia e trouxe consigo um momento de profunda emoção e reflexão, com os recrutas a ouvirem atentamente as palavras finais dos seus superiores.
Numa altura em que o cansaço físico e a pressão psicológica estão no auge, o Instrutor Marques e o Comandante Moutinho decidiram quebrar a rigidez habitual para partilhar o orgulho que sentem na evolução do pelotão, proferindo discursos que deixaram o ambiente carregado de sentimento.
O Instrutor Marques foi o primeiro a abrir o coração, confessando que a tarefa de treinar figuras públicas não foi isenta de inseguranças iniciais, dada a maturidade dos participantes. O militar admitiu perante o grupo: “Quando os vi a primeira vez, tive algum receio, no sentido de que vocês são pessoas mais maduras, todos têm uma história de vida, que eu tive a oportunidade de partilhar na primeira fila, e essa dificuldade de lidar com as vossas histórias, com essas emoções, era para mim o meu maior desafio. Era mais fácil lidar com recrutas do que eu fazia há uns anos atrás. E essa foi a minha maior dificuldade”.
Leia também: Marta Cardoso e o estigma dos reality shows: “Percebi que estar associada me impedia de fazer informação”
No entanto, Marques reconheceu a entrega dos concorrentes: “Como os nossos instrutores já disseram, vocês superaram-se. Fizeram com que tudo fosse mais fácil para mim, ao se abrirem, ao se exporem. E tudo, para mim, foi mais fácil quando isso aconteceu. Vocês deram-se ao desafio militar. E eu agradeço-vos por isso”.
Já o Comandante Moutinho abordou a sua experiência prévia com o mundo do espetáculo para explicar a sua abordagem ao comando. O líder da caserna revelou: “Eu já estava habituado a lidar com o vosso tipo de pessoas, pessoas conhecidas. Eu tinha uma agência, com a minha ex-mulher, de atores e modelos. Sempre estive ligado à organização de eventos com todo esse tipo de pessoas, sempre lidei com tudo o que é atores, social, etc., deste país”.
Moutinho explicou que a estratégia passou sempre por liderar pelo exemplo: “Para mim, o objetivo seria transmitir valores e princípios, que acho que conseguimos… e, para além de transmitir esses valores e princípios, eu sabia que naturalmente nós iríamos ser aceites por vocês, através da nossa postura, do nosso exemplo, porque tudo o que lhes foi exigido, primeiro nós fizemos, não andámos a exigir coisas sem o fazermos primeiro, à exceção no primeiro dia”.
O momento mais alto da noite surgiu quando o Comandante classificou a atual forma dos recrutas, elevando-os a um patamar de excelência que poucos esperariam no início do programa. Moutinho declarou com orgulho: “Às vezes, quando os vejo aqui a marchar, eu olho para vocês e vejo verdadeiros soldados. A atitude que vocês têm. A garra, a determinação, a postura, o garbo, é realmente de tropas, de verdadeiros militares, mas não é de militares normais, é de militares de elite”.
Para encerrar, o Comandante fez questão de partilhar o mérito com a sua equipa técnica, garantindo aos finalistas que foram treinados pela nata das forças armadas. Moutinho concluiu: “Bem, também se deve à postura aqui dos instrutores, que felizmente, vocês não sabem, mas têm dos melhores instrutores que poderiam ter aqui administrado as instruções. Não só eles, como os que vieram. Tivemos a preocupação de escolher realmente o melhor para vocês. E vocês são reflexo disso. É o que eu acho”.