Zé Maria foi o primeiro vencedor do Big Brother em 2000 e afastou-se das luzes da ribalta após várias polémicas.
O eterno Zé Maria natural de Zé Barrancos, festeja agora 50 anos, porque na altura que entrou no programa já tinha 27 anos.
Na sua apresentação há 23 anos podíamos ler, «trabalha como servente na empresa de construção civil do pai. Gosta de pintar, de desenhar e de fazer cerâmica. Nas peças de teatro de um grupo recreativo de Barrancos, o Zé Maria é o responsável pelos cenários e pela maquilhagem.
Como actor, de resto, não tem tido uma carreira assinalável: a única vez que entrou numa peça fez de touro… Considera-se um bicho raro por conseguir conviver com todo o tipo de pessoas. É apaixonado pela natureza e tem muitos animais em casa. Gansos, patos, galinhas, e mais. Depois do trabalho dedica todos os dias pelo menos uma hora do seu tempo aos seus animais e plantas.»
Teresa Guilherme, no Noite das Estrelas, relembrou o Zé Maria que vive em barrancos onde trabalha com a irmã, mas diz, «É um caranguejo com um coração mole como eu… Somos umas florzinhas de estufa».
Revelou ainda, «Ninguém está preparado para ser famoso de repente, e que ele não estava preparado mesmo. Quando eles entraram na casa pensavam que iam jogar um jogo, e não pensaram que a vida deles tinha mudado para sempre».
A rainha ainda comentou as diferenças dos reality shows «Mudou muitos conceitos, se nós pensarmos que naquela altura não havia redes sociais, nem havia Youtube sequer… Aquilo foi uma exposição de pessoas completamente nova, era o conceito de espreitar pela fechadura… Chegou a 3 milhões e meio de audiência, era uma loucura de gente»
Recorda alguns momentos: