1º Companhia. José Moutinho avisa famosos e promete recruta infernal na TVI: “Não vai ser uma palhaçada”
José Moutinho revela conversa com General sobre o impacto da '1.ª Companhia'. A partir de dia 1, a TVI volta a pôr os famosos a rastejar na lama.
Vinte anos depois de ter marcado a televisão portuguesa, José Moutinho prepara-se para voltar a vestir a farda e assumir o comando.
O antigo oficial regressa aos ecrãs já no próximo dia 1 de janeiro, na TVI, para liderar a nova edição do reality show militar (nos moldes da icónica 1.ª Companhia), prometendo rigor, disciplina e zero facilidades aos concorrentes.
Em declarações à revista Boa Onda, Moutinho foi perentório ao afastar a ideia de que o programa será apenas entretenimento leve. “Acho que no início as pessoas pensavam que aquilo ia ser uma palhaçada, mas depressa perceberam que era uma recruta autêntica. Se calhar não há recrutas tão duras e exigentes como aquelas”, afirmou, sublinhando que a exigência física e psicológica será para levar muito a sério.
O regresso do formato não é apenas uma aposta televisiva, mas também um fenómeno sociológico. José Moutinho recordou com orgulho o impacto das primeiras temporadas no recrutamento militar real. “Depois do programa acabar… o General Lima Pinto disse-me que nunca tinha tido tantos voluntários e tão poucas desistências como durante o período em que o programa esteve no ar”, revelou.
Para esta nova temporada, o objetivo mantém-se: levar os famosos ao limite. “Espero que atinjam níveis físicos e psicológicos que nunca esperariam. Esta é uma experiência única”, garantiu. Sobre a guerra das audiências, o comandante mostrou-se pragmático e focado na missão: “Essa parte é preocupação da TVI e da Endemol. A minha é com a parte curricular e que seja uma recruta bem dada”.