GeralTVI

Cláudio Ramos sem rodeios perante convidada com excesso de peso na TVI: “Não posso normalizar”

O debate tenso sobre obesidade no «Dois às 10»: "Não posso apresentar um programa onde se normalize"

O apresentador recusou validar o excesso de peso como um estilo de vida, enquanto a convidada defendeu a importância da autoestima.

A emissão do programa «Dois às 10», transmitido esta quarta-feira, 22 de julho, na TVI, ficou marcada por uma discussão sobre o tema da obesidade. Cláudio Ramos e Cristina Ferreira receberam em estúdio Ana Rita Barros, uma jovem de 23 anos com 119 quilos que criou nas redes sociais a rubrica “Conversa com a Gorda”, com o objetivo de promover o amor-próprio em corpos de grande dimensão.

GoogleTornar o Dioguinho a tua fonte preferida no Google

Durante a conversa em estúdio, Cláudio Ramos questionou abertamente a posição da convidada e recusou promover a aceitação de um peso que comprometa a saúde. “Não posso apresentar um programa de televisão, respeitando-te enquanto minha convidada, não posso apresentar um programa de televisão onde se normalize que alguém com 120 kg está bem. E tu tens essa noção?“, interpelou o comunicador.

A jovem de 23 anos retorquiu, fundamentando a mensagem que procura transmitir aos seus seguidores no espaço virtual. “Eu tenho essa noção, mas eu, a única coisa que eu falo é que as pessoas se devem amar mesmo ainda estando no processo de emagrecer. As pessoas quase que nos incutem, obrigam sim, que pá, agora esconde-te aí um bocadinho porque és gorda e só ouvimos depois“, respondeu Ana Rita Barros.

Leia também: Manuel Luís Goucha envia mensagem em direto na TVI e Cristina Ferreira liga-lhe de imediato

Ao longo do diálogo, a convidada admitiu a falta de rotinas de exercício físico e assumiu a sua responsabilidade perante a balança, desabafando sobre as tentativas falhadas de perda de peso ao longo da infância e adolescência. “Eu sou preguiçosa. (…) Certo, porquê? Porque também desde o início da minha vida que eu me lembro de ir a nutricionistas, fazer dietas, estar o tempo inteiro nessa luta constante“, confessou.

Cláudio Ramos insistiu que a exposição nas redes sociais exige um cuidado redobrado para não transmitir uma mensagem equivocada aos jovens que acompanham os seus vídeos. “Tu acabas por ser uma referência, tens uma responsabilidade. (…) Não acabam também por ver assim ‘Ah, eu vou ser como ela, eu fico confortável aqui porque ela é, eu também posso ser’?“, questionou o apresentador, reforçando a importância do acompanhamento clínico.

Ana Rita Barros concordou com a necessidade de vigilância médica, reforçando contudo a sua intenção de não paralisar o quotidiano devido ao corpo. “A obesidade é uma doença e não tem como negar. (…) Eu nunca disse em momento algum nas minhas redes sociais, nem é isso que eu passo, que eu nunca irei mudar ou nunca irei querer perder peso. Só que eu acho que tenho muito mais voz nessa parte porque sempre foi a parte que mais me tocou, que é, olha, agora para de viver mesmo e só podes viver quando estás magra“, rematou a criadora de conteúdos.

Nuno e Sara em momento de cumplicidade: “Acho que devias aproximar-te de… Ninguém”

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo