FamososGeralTVI

De regresso à TVI, Heitor Lourenço ‘crítica’ o mercado da ficção: “Como se ficasse com uns anticorpos”

"Tive de tomar uma decisão muito difícil": Heitor Lourenço deixa o teatro para abraçar «Coração de Mãe»

Em declarações à imprensa, o ator lamentou a necessidade de abandonar um projeto teatral que lhe dizia muito e criticou as barreiras entre canais.

Aos 58 anos, Heitor Lourenço está de regresso à ficção da TVI para integrar o elenco de «Coração de Mãe», a nova aposta da estação de Queluz de Baixo. O ator dá vida a Hélder, uma figura que o entusiasmou desde o primeiro contacto com a história. “É um guarda-prisional. Mas toda a história que está por trás é um personagem muito engraçado, porque é rico em termos humanos. Foi uma proposta muito boa e fiquei muito contente quando a recebi“, contou, em exclusivo, à publicação ‘TV 7 Dias’.

GoogleTornar o Dioguinho a tua fonte preferida no Google

Este projeto assinala o regresso do artista aos papéis de continuidade na estação, após vários anos afastado do canal. O ator recordou que a sua última ligação à TVI tinha sido uma breve participação na segunda temporada de «A Fazenda», quando retomou uma personagem com a devida autorização da SIC. “Entrei já a meio da segunda temporada. Mas, realmente, desde o início de uma novela na TVI já tinha passado muito tempo. Entretanto andei pela RTP e, sobretudo, muito ligado à SIC, tanto em novelas como ‘Amor Amor’ e ‘Lua de Mel’, como ‘A Passadeira Vermelha’ e outros projetos“, explicou.

Leia também: Nuno Janeiro focado na representação: Ator admite vontade de regressar em breve às novelas

Sem hesitações, o artista aproveitou a ocasião para apontar reparos ao funcionamento do setor audiovisual em Portugal. “Hoje em dia, estupidamente quanto a mim, quando se está ligado a um canal parece que se fica com uns anticorpos e já não se pode trabalhar noutro“, lamentou, defendendo uma maior circulação dos profissionais entre estações.

A aceitação deste desafio na televisão implicou também escolhas dolorosas no plano artístico, obrigando o ator a afastar-se dos palcos. “Tive muita pena. Era um projeto que me apetecia muito fazer e envolvia pessoas de quem gosto muito. Consultei muitos amigos e tive de tomar uma decisão muito difícil. Fiquei muito dividido“, confessou sobre a peça de teatro que teve de recusar.

Leia também: Inédito! Gisele Bündchen mostra filho de 1 ano a imitar o treino dela

Em paralelo com o trabalho de gravação em «Coração de Mãe», o ator continua focado na gestão do Monte dos Ferreiros, a sua unidade de turismo rural localizada no Alentejo. “Agora é a altura em que está tudo a ‘bombar’. Ando num constante vai e vem, porque há sempre alguma coisa para resolver. Gosto de estar presente para garantir que corre tudo bem e aproveito as pausas no trabalho para lá ir“, revelou.

Foi precisamente durante uma dessas pausas que marcou presença na ‘Social Coffee Party’, na nova loja da Delta, no Cais do Sodré, em Lisboa, onde partilhou o seu gosto pelo hábito diário do café. “O meu grande vício na vida é o café. Quando acordo, a primeira coisa que me apetece. É quase uma coisa vital, mesmo antes da minha meditação”, confidenciou, rematando sobre o valor social da bebida: “Gosto dos cafés sociais, daquela desculpa do ‘vamos beber um cafezinho para conversar um bocadinho’“.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo