Geral

Filha de Joana Machado Madeira sofre de uma doença que só agora é revelada

A humorista abriu o coração e revelou que a filha mais nova sofre de hipersensibilidade sensorial: “Ela não conseguia controlar”.

No mais recente episódio do podcast Código X (RFM), Joana Machado Madeira partilhou um segredo até agora íntimo: o comportamento da filha mais nova, Carolina, não se deve a birras típicas, mas a um transtorno de hipersensibilidade sensorial.

Desde cedo, Joana notava algo diferente, “A Carolina sempre fez muitas birras, mas eu sentia que não eram birras normais”, confessou, lembrando conversas com a pediatra e professores, que atribuíam tudo ao “feitio difícil” da criança.

Foi só quando uma psicóloga a incentivou a procurar um pedopsiquiatra que as peças começaram a encaixar.

Após avaliação especializada, veio o diagnóstico: Carolina sofre de hipersensibilidade sensorial — ou seja, o seu cérebro reage de forma exacerbada a estímulos como luzes fortes, ruídos, texturas ou multidões. Em ambientes muito estimulantes, a menina não consegue “regular essas emoções”.

Joana foi perentória: aquilo que ela acreditava serem “birras”, afinal “era uma crise que ela não conseguia controlar”. Para lidar com esta condição, Carolina começará a ser acompanhada por uma terapeuta ocupacional, com o objetivo de ajudá-la a gerir estímulos e emoções.

Nas redes sociais, Joana demonstrou orgulho e gratidão, “A maneira como vê e age com o mundo é diferente, mas especial. Com tempo. O tempo dela.”

Em tom maternal, agradeceu à filha por lhe ensinar a olhar o mundo pelos seus olhos — “É tão mais bonito”.

Filha de Joana Machado Madeira sofre de uma doença que só agora é revelada
Filha de Joana Machado Madeira sofre de uma doença que só agora é revelada
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo